Backlight Fotos: 10 dicas básicas de fotografia contraluz

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Uma iluminação vindo de trás de seu assunto pode ser muito dramática e diferente de todas as fotos que vemos por aí. Se você quiser fazer retratos incríveis com o sol ao lado, ou até mesmo diretamente entrando pelo rosto, veja aqui como fazer fotos contra luz (backlight). Nesse artigos vou explicar como fazer fotos com sol atrás da pessoa / objeto. Fotografar contra o sol é um desafio, porém, essas 10 dicas e, claro, um pouco de prática podem facilmente transformar sua fotografia em contra luz, diferente dos demais. 

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

Essa técnica contraluz coloca o rosto na sombra, o que não é problema se você expuser a sombra. Exponha a luz no rosto sombreado e você terá uma foto corretamente exposta. Assim como você teria se expusesse o valor da luz se a luz do sol estivesse brilhando diretamente no rosto.

Se você puder controlar a iluminação natural, ela proporcionará excelentes fotografias. Aqui estarão apenas alguns exemplos de belos retratos que fiz ao longo de minha carreira como fotógrafo. A iluminação da à fotografia uma qualidade artística, o que a destaca do retrato com raios de sol. O único raio usado é a luz natural do sol - nenhum equipamento avançado, em luz de estúdio ou flash foram usados.

Você faz retratos contra a luz do sol e obtém um retrato sombrio em vez de uma foto de sonho em raios de sol dourados? Se você não tem experiência em fotografia com luz de fundo e não consegue iluminar seu modelo corretamente, separei algumas dicas básicas de fotografia com luz de fundo. Abordarei aqui equipamentos, edição de fotos e ideias criativas.

 Definição de fotografia de retroiluminação 

OBS: Backlight ou retroiluminação é a forma de iluminação, em que a luz entra por traz de algum objeto. 

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

Falando sobre fotografia contra luz, quero dizer que é qualquer tipo de foto quando o objeto é colocado na frente da fonte de luz, então ele é iluminado por trás. Normalmente, fotógrafos de retratos escolhem esse estilo de imagem enquanto realizam sessões de fotos quando o sol é muito claro e, inevitavelmente, causam sombras profundas no rosto do modelo. Outra razão para optar por esta técnica é permitir que seus clientes posam confortavelmente, sem a necessidade constante de apertar os olhos por causa da luz brilhante.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

Na maioria dos casos, os fotógrafos decidem usar flash atrás do assunto para obter os efeitos desejados. Você pode economizar em equipamentos adicionais e usar a luz natural. Isso é feito de tal forma que a luz atinge a lente e resulta em um belo brilho ao redor do modelo. Usando este método de tirar retratos, você pode enfatizar as características faciais, postura e tornar o modelo mais perceptível em relação ao plano de fundo. 

Além disso, você pode posicionar convenientemente o seu assunto e ele não vai olhar de frente para a luz. Ao editar fotos em contraluz, você não precisará corrigir sombras profundas no rosto do modelo.

10 dicas básicas de fotografia com luz de fundo 

1. Escolha a hora certa do dia

Você não pode iluminar todos os assuntos para que eles fiquem naturalmente bonitos. Independentemente do equipamento de retroiluminação da fotografia que você tenha, é mais importante escolher o fundo que será usado para diferentes condições de iluminação, e pode acentuar favoravelmente  beleza do seu modelo. Outra coisa a ter em mente é que uma fonte de luz mais potente dará uma luz de fundo mais intensa e forte.

Se tentar fazer imagens retroiluminadas ao meio-dia sob luz natural, o efeito pode ser diferente de outros horários do dia, pois não é o horário correto. Para obter fotos retroiluminadas bem equilibradas, você deve organizar a sessão de fotos no início da manhã ou no final da tarde com luz natural suave. Estando em um ângulo menor, ou seja mais baixo, o sol iluminará seu modelo de maneira uniforme. Com uma luz de fundo tão intensa, você pode colocar o assunto de uma maneira diferente, dependendo do que você deseja para aquela foto.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 2. Definir as configurações da câmera

A configuração abaixo é o que eu geralmente uso nos principais horários que fotografo que são, ou na parte da manhã ou na hora de ouro (final de tarde). Alguns ajustes devem ser feitos para chegar ao resultado desejado.

  • Abertura - de f / 2.8 af / 5.6

  • Velocidade do obturador - de 1/100 a 1/640 segundos

  • ISO – 100 a 400

Para fazer o foco, tente usar o foco manual, evite o foco automático. Eu costumo usar no modo manual para fazer esse tipo de foto. Se você deixar em modo automático, um assunto com luz de fundo tende a ficar subexposta. Usar o modo manual é necessário para que o modelo não pareça absolutamente escuro, enquanto a parte do horizonte está perfeitamente iluminada. Você pode até mesmo tirar várias fotos com luz de fundo com as configurações automáticas para entender por onde começar a experimentar. Além disso, você pode optar pela segunda maneira, que é fotografar em modo manual - use o medidor de ponto para medir a luz.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

Como a câmera pode medir apenas uma pequena parte de uma foto, foque apenas no modelo e minimize a subexposição. Um dos problemas mais frequentes que você pode enfrentar, enquanto faz uma foto retroiluminada é o controle de foco. Como a maioria das câmeras não é feita para fotografar sob a luz forte, o foco automático pode simplesmente de não funcionar coreetamente, errando assim seu foto. Olhando no visor, você não poderá ver claramente seu assunto, por isso o foco pode ser um pouco mais dificil de se achar..

Para não tirar fotos ruins, você precisa manter o ISO no menor valor possível, eu aconcelho de 100 a 400. Assim, você terá luz suficiente para obter um retrato perfeito em contraluz. Na verdade, todas as imagens aqui de exemplo foram tiradas com ISO 400.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 3. Ajuste de Luz

Às vezes você vai fazer fotos em condições de iluminação muito forte, o que resulta em muitas imagens superexpostas e muito claras. Flares normalmente aparecem por causa da iluminação muito brilhante e dura que cai na matriz. Em alguns casos, os retoques intencionalmente adicionam o efeito de reflexo às fotos durante a pós-produção, mas geralmente isso não é muito legal. Os flares variam do tipo de lente é cada uma tem seu formato e estilo.

 Uma forma de amenizar os flares é usar o para-sol da lente, isso ajuda muito a evitar esse “erro” na imagem.

Para auxiliar numa iluminação mais proporcional, você pode usar rebatedores de luz, isso preenchera luzes em sombras muito fortes. Essa técnica fará com que as sombras profundas fiquem mais brilhantes. Posicione o rebatedor na frente da fonte de luz e ajuste o ângulo até obter a quantidade necessária de luz refletida em direção à área sombreada de seu assunto. Assim, você pode perfeitamente iluminar seu modelo.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

4. Use Diferentes Ângulos

 Você não deve ficar em um lugar, tirando dezenas de fotos idênticas. Movimente-se para mudar a posição e ver como a luz afeta seu assunto. Dessa forma você entenderá que ângulo escolher para fotografae seu modelo favoravelmente. Muitos fotógrafos às vezes se sentem confusos quando precisam fazer fotos na contra luz. Isso não será um problema se você descobriu como a luz funciona e se está pronto para experimentar.

Leia também:

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

5. Use o Flash de Preenchimento

Embora para fazer fotos na contra luz alguns fotógrafos geralmente usem rebatedores para equilibrar a luz, há outro equipamento de fotografia para iniciantes, que também ajuda muito. É o flash (luz) de preenchimento. Quando você tem uma pessoa posando contra uma fonte de luz forte, seu rosto pode parecer mais escuro do que todos os outros elementos da composição.

Coloque um flash externo, para que ele não fique diretamente de frente para o modelo e, portanto, não haverá iluminação plana na foto. Você pode combinar um flash de preenchimento com a luz do sol para obter um equilíbrio mais distinto entre a pessoa e o fundo. De qualquer forma, você se sentirá mais flexível usando o flash para regular o ângulo e a potência da luz de que precisa ao fotografar.

Eu pessoalmente nunca usei, mas sei dessa possibilidade e é por isso que estou mostrando para vocês. Na fotografia não existe uma verdade absoluta, por isso devemos experimentar varias outras formas de obeter certos resultados.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 6. Ajuste o Balanço dos Branco corretamente

 Não há um fotógrafo que nunca tenha enfrentado problemas relacionados ao balanço de brancos. Com a fotografia retroiluminada, tudo é ainda mais complicado, por isso, não negligencie esta confirguração da câmara. Se você realmente deseja fornecer a seus clientes imagens naturais e atraentes, é necessário descobrir como ajustar corretamente o equilíbrio de branco e de que maneira ele influencia a coloração de uma imagem. Portanto, você irá entregar fotos de aparência natural, mesmo que você trabalhe com luz natural forte ou luz de fundo forte. Se o equilíbrio de branco estiver correto, as cores ficaram corretas e naturais. Use o balanço dos brancos no modo automático, fotografe em RAW e na pos-produção tente ajustar para que obtenha o melhor resultado possível.

Leia também:

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 7. Evite mostrar muito do horizonte atrás do modelo

 As pessoas tendem a se concentrar na parte mais brilhante da imagem. Você gostaria que toda a atenção fosse dada ao modelo? Ou o céu? Não importa o quão bonito seja o horizonte, você precisa se concentrar no assunto. Se houver uma grande faixa de horizonte atrás do seu modelo, ele se transformará em um elemento grande, feio e que distrai o quadro. Mantenha isso em mente! Dependendo da abertura que você usar, o fundo ficar desfocado de qualquer forma, mas evite espaços em branco.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 8. Esconda a fonte de luz

 Se você quiser iluminar o retrato corretamente, mas não tiver algumas habilidades práticas, será ótimo encontrar um local com uma fonte de luz parcial ou totalmente oculta. Verifique se você consegue ver claramente seu modelo no quadro. É necessário ajustar a luz que aparece na cena. Pode haver uma casa, nuvens, árvores ou qualquer outra coisa para esconder o sol. A luz que você recebe será muito suave e agradável de se trabalhar. Outra dica é se você não tiver esse elementos para esconder a luz do sol, use o próprio assunto.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 9. Escolha um local bonito

 A escolha do local para fotografar com luz de fundo requer maior atenção e precisão. Como você deseja fotografar a pessoa posando contra o sol, encontre o local adequado para isso.

 Pessoalmente, gosto de lugares com muito verde e natureza, como grama alta ou árvores altas, que captam perfeitamente a luz e têm o mínimo de distrações. Desta forma, você manterá a luz que atinge a lente suave e obterá um efeito admirável nas imagens.

 Outra vantagem é a luz nebulosa, que suavemente melhora a pele do modelo. Muitos fotógrafos gostam de fotografar pessoas inteiras com árvores e grama na composição. Também é um ótimo truque de luz de fundo da fotografia para focar toda a atenção na pessoa, não no céu atrás dela.

Leia também:

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 10. Fotografe muito

 Esse tipo de foto requer muito treino e calma. Com o passar do tempo esse tipo de foto nessas condições será natural e as fotos sairam de forma correta. A prática trará a perfeição, então se você curte esse tipo de foto, aconcelho a fotografar muito nessas condições de luz, A fotografia retroiluminada é um estilo que quando dominado, se destaca entre outras fotos.

 E não esqueça de editar suas fotos, isso é tão importante quanto faze-las. Tudo vem com experiência, mas você tem que gastar algum tempo dominando suas habilidades de edição de imagem. Mesmo que você tenha tirado quase uma foto ideal, aprimore-a um pouco no Lightroom para obter um resultado realmente excelente.

Backlight Fotos: Eduardo e Monica

 Não importa qual equipamento que você estiver usando, usando essas dicas e um pouco de prática você chegará lá.

 Espero que tenham gostado e se ficou alguma dúvida, escreve aqui nos comentários que terei o maior prazer em responder.  

Ficou com dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários.

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS