Nômades Digitais: Guia para Achar Trabalho Remoto Freelancer

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Trabalhar remotamente e ter liberdade de estar onde quiser, até mesmo em casa: todos querem! E foi depois que surgiu a nossa amada internet que esse sonho difícil ficou bem mais fácil de ser realizado. A internet revolucionou o mercado de trabalho, abriu novos horizontes, criou novas profissões e nos deu a possibilidade de escolher onde estar sem que isso afete a nossa produtividade. Bem pelo contrário: até favorece!

E assim surgiram os nômades digitais, os freelancers começaram a ganhar uma grana extra sem se preocupar com fronteiras e o “largar tudo” deixou de ser sinônimo apenas de cair na estrada. Calma, eu vou explicar!

LEIA TAMBEM: DEVO LARGAR TUDO E SEGUIR MEUS SONHOS?

NÔMADES DIGITAIS, TRABALHO REMOTO E O “LARGAR TUDO”

Geralmente o “largar tudo” está associado aos nômades digitais. São pessoas que trabalham online prestando serviços de onde quer que estejam, e geralmente não tem residência fixa em uma cidade ou país. Essas pessoas trabalham com comunicação, marketing digital, fotografia (como nós), tradução, web designer, consultoria... E mais uma vasta lista de possibilidades, como advogados, professores de yoga, psicólogos, e tudo mais que se possa fazer a distância.

Mas nem todo mundo tem a possibilidade de sair por aí viajando e trabalhando, tudo junto ao mesmo tempo. E também são vários os motivos, entre eles: não conseguir uma reserva financeira de segurança, família, medo do novo e até mesmo não ter domínio do inglês. Mas geralmente o problema é o dinheiro mesmo, ou falta dele. Porém isso não significa que essas pessoas não queiram a liberdade de um trabalho remoto, afinal trabalhar remotamente é poder estar onde quiser, até mesmo em casa. Vale para quem é funcionário, para quem é freelancer.

Trabalhar remotamente tem se mostrado uma solução para muitos funcionários, prestadores de serviços (freelancers) e empresas. É provado via estudos que o nível de produtividade de quem trabalha online é muito superior, já que evita vários problemas, como por exemplo o tempo perdido em deslocamento. Mas os mesmos estudo também mostram que a solidão pode ser um problema grave, já que não há interação presencial com quase ninguém. Portanto se você é do tipo de pessoa que gosta de interagir, é melhor pensar em incluir atividades que envolvam pessoas na sua rotina, como por exemplos trabalhar em coworkings.

DICAS: COMO ACHAR TRABALHO REMOTO

Para ser nômade digital, freelancer ou trabalhar remoto, você precisa fazer escolhas bem difíceis e dar passos rumo ao desconhecido, enfrentando medos e inseguranças. Mas não dá para se deixar abalar! Por isso, se você realmente quer entrar nessa vida, recomendo ir com calma e persistência, sempre dando o seu melhor. Leia 85 Ideias de Trabalhos para Nômades Digitais e Freelancers

Sugiro também que comece aos poucos, com trabalho freelancer de final de semana, ou tirar um dia na empresa para ficar trabalhando de casa. Isso por um motivo muito simples: a gente tende a se acomodar quando está num ambiente confortável. A gente quer fugir da rotina, sem se dar conta que é a rotina que faz a gente produzir de verdade. Mas não se preocupe, pois essa parte a é fácil de resolver!

Preparei uma lista de várias plataformas (sites e grupos) para encontrar um trabalho remoto, seja você nômade digital ou freelancer. Porém quero deixar bem claro que as vagas estão lá, mas depende de você conseguir um trabalho.

Leia: NÔMADE DIGITAL: 9 DICAS PRÁTICAS PARA COMEÇAR

TRABALHOS REMOTOS ESPECÍFICOS

Sites e plataformas que conectam organizações e prestadores de serviços nas mais variadas áreas.

  • REMOTE OKEsse site oferece uma lista de vagas de tecnologia divididas por habilidades em programação e também uma lista de empresas que estão contratando.
  • WE WORK REMOTELYOferece vagas categorizadas por área de atuação, principalmente em programação, marketing, design e redação.
  • FLEXJOBSTem vagas de tempo integral e parcial se lecionadas por países que as empresas estão contratando. Para acessar todos os recursos da plataforma, é necessário o pagamento de uma taxa mensal. Mas não é obrigatório o pagamento para usar o site.
  • REMOTE.COUma seleção de trabalhos remotos das mais variadas áreas, como assistente virtual, desenvolvimento, design e marketing. Ele também oferece um recurso de responder um questionário e entregar uma relação de empresas que oferecem esse tipo de trabalho.
  • WORKING NOMADS: Uma lista de trabalhados categorizados que envolvem até mesmo trabalhos de cuidados com a saúde e educação. Ótima plataforma para quem está começando.
  • REMOTE MISSION: Trabalhos socialmente responsáveis, principalmente para ONGs e organizações que trabalham com caridade.
  • JOBSPRESSOTem uma lista de vagas bem selecionadas nas áreas de tecnologia, marketing, suporte ao cliente e muito mais.
  • ADORO HOME OFFICEPara quem não é bom no inglês, esse site brasileiros anuncia regularmente anúncios de empresas nacionais. Além disso dá dicas para quem trabalha online.
  • VAGAS HOME OFFICEEsse site brasileiro é um dos mais fáceis de buscar oportunidades de trabalho em tempo integral, parcial, freelancer e temporário. Ele reúne tudo num só lugar e é só pesquisar por palavras-chave.
  • ONLINE WRITING JOBS: Todas as vagas são relacionadas a escrita, como blogs, copywrite, textos técnicos e jornalísticos. Os valores variam conforme a experiência.
  • ANGEL LIST : Vagas de trabalho em marketing, design, desenvolvimento, vendas e muitos mais.
  • HUBSTAFF TALENT: Tem vagas de trabalho nas mais variadas áreas, com destaque para marketing e analistas.  
  • REMOTE WORK HUB: Vagas de trabalho de organizações de todo o mundo e todos os empregadores são rigorosamente verificados antes de anunciarem.
  • JOOBLE: O site tem versão em português e funciona como um sumários de ofertas de trabalho de quase 300 sites mundiais. Os trabalhos são oferecidos por empresas de todas as partes do mundo, incluindo Brasil.
  • TRAMPOS: Site brasileiro com trabalhos freelancer e também de carteira assinada. As áreas destaque são web, comunicação e publicidade tanto presencial como home office.
  • CLOUDPEEPS: Trabalhos remotos por demanda nas mais diversas áreas, com destaque para assistentes virtuais, escritores e copywriters, e profissionais de SEO. É ótimo para quem está na estrada e já tem experiência com blog e para quem está começando um negócio.

Leia: 85 IDEIAS DE TRABALHOS PARA NÔMADES DIGITAIS E FREELANCERS

TRABALHOS NO EXTERIOR

A melhor opção para quem quer tirar um ano sabático no exterior, mas quer uma fonte de renda “fixa” e quer passar períodos mais longos em algum lugar.

  • JOBBATICAL : O Jobbatical oferece ofertas de trabalho remotos por demanda, projetos e fixos. Inclusive a plataforma Jobbatical é da Estônia, um país que já tem um visto especial para nômades digitais.

GRUPOS DO FACEBOOK PARA QUEM TRABALHA ONLINE

Além dos grupos de Facebook nômades digitais específicos de alguns países e cidades, existem os mundiais.

  • REMOTE & TRAVEL JOBS: é um grupo para pessoas que trabalham online e empresários que estão contratando.
  • DIGITAL NOMADS AROUND THE WORLD: o grupo discute finanças, locais de trabalho, dificuldades com clientes e divulga algumas parcerias.
  • DIGITAL NOMAD GIRLS COMMUNITY:  comunidade de mulheres nômades digitais com dicas de precificação, financeiros, divulgação de vagas e troca de experiências em certas atividades.
  • FEMALE DIGITAL NOMADS: comunidade de mulheres que buscam parcerias com outras mulheres. Tem até professora de yoga.

PLATAFORMAS DE FREELANCER

Esses sites são ótimos para quem está começando, montando portfólio e precisa se sujeitar a ganhar menos.

  • UPWORK : É a maior plataforma freelancer para trabalhos mais simples e que pagam pouco, mas ótimo para aprender a lida com demandas de clientes diferentes.
  • FREELANCER : Tem vários trabalhos que pagam por hora trabalhada e não pelo trabalho pronto em si.
  • WORKANA: Site brasileiros com trabalhos freelancers por projetos ou demanda. Você também pode deixar seu portfólio para quem empresas o encontrem. Existem oportunidades de toda a América Latina.
  • 99 FREELAS: Site brasileiro com vários trabalhos feelancers. Depois de cadastrar o seu portfólio e currículo, você tem acesso aos trabalhos. O site recebe 10% do que você faturar com os trabalhos que fechar pela plataforma.

PLATAFORMAS DE VENDAS DE PRODUTOS

  • ISTOCK: Venda de fotos comissionada através da plataforma.
  • EYEEM: Venda de fotos comissionada através da plataforma.  
  • GETTY IMAGES: Venda de fotos comissionada através da plataforma.
  • SHUTTERSTOCK: Venda de fotos comissionada através da plataforma.
  • CREATIVE MARKET: Você cria uma loja e faz venda de fotos, templates, fontes, ilustrações e design gráfico em geral.
  • BEHANCE: Você cria uma loja e faz venda de fotos, templates, fontes, ilustrações e design gráfico em geral.
  • ETSY:Você cria uma loja e vende produtos físicos feitos por você, artesanais e criativos.

10% do trabalho do fotógrafo é fotografando, 90% é editando fotos e fazendo captação de clientes

PLATAFORMAS DE TROCA TRABALHO POR HOSPEDAGEM

Excelente para quem está começando a trabalhar online, está na estrada e precisa economizar. Todos os sites tem taxa anual.

  • WORLDPACKERSServiço que conecta voluntários das mais diversas áreas para trabalhar principalmente em serviços de turismo como hostels e agências locais.
  • WORKWAYServiço que conecta voluntários das mais diversas áreas para trabalhar principalmente em serviços de turismo como hostels e agências locais.
  • WWOOFserviço de informações para conectar voluntários com agricultores e produtores orgânicos.
  • TRUSTED HOUSESITTERS: Uma plataforma onde pessoas oferecem a casa para que voluntários tomem conta da casa em si, plantas e animais de estimação que podem ir viajar junto.
  • MIND MY HOUSEUma plataforma onde pessoas oferecem a casa para que voluntários tomem conta da casa em si, plantas e animais de estimação que podem ir viajar junto.
  • HOUSE CARERS:  Uma plataforma onde pessoas oferecem a casa para que voluntários tomem conta da casa em si, plantas e animais de estimação que podem ir viajar junto.

Agora que eu dei todas essas dicas, é hora de montar o currículo e o portfólio, escolher quais plataformas combinam mais com o tipo de trabalho que você pode oferecer e partir pra busca. Lembre-se que é preciso muita paciência, persistência e não vai ser fácil no começo. Se fosse fácil, não tinha tanta gente sonhando com esse estilo de vida home office. Leia Nômade Digital: 9 Dicas Práticas para Começar e também 85 Ideias de Trabalhos para Nômades Digitais e Freelancers

Vai viajar e trabalhar ao mesmo tempo? Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito são até 12x sem juros. Se for ficar mais tempo fora, veja o seguro viagem da SEGUROS PROMO (Assist Card, com mais descontos) e WORLD NOMADS (renovável a cada 6 meses) que oferecem melhores condições de preço.

LEIA TAMBÉM: COMO COMEÇOU O BLOG EDUARDO E MÔNICA

PIN IT :) 

 

Nômades Digitais: Guia para Achar Trabalho Remoto Freelancer

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS