15 Coisas para Saber Antes de Viajar para Paris

Texto e Fotos: MONICA MORAS @monicamoras 

A primeira vez em Paris é inesquecível! Ela é uma das cidades mais visitadas do mundo, famosa por diversas atrações e cenário de filmes inesquecíveis. Se você está planejando visitar Paris, existem algumas coisas que você precisa saber antes de viajar para a Cidade Luz.

15 Dicas para Saber Antes de ir para Paris

1.VISTO PARA FRANÇA

Brasileiros não precisam de visto para viajar para França e podem ficar até 90 dias no Espaço Schengen (Europa). 

2. VOOS PARA PARIS

A Air France tem voos de São Paulo para Paris diretos e os preços compensam bastante, e você mesmo pode comprar sua passagem aérea diretamente no site da cia aérea. Se essa é a sua primeira viagem para Europa, eu recomendo pegar o voo direto para não ter estresse de conexão. E também recomendo AirFrance por todo o atendimento muito bom que sempre tive como passageira. Aproveite que a AirFrance também tem promoções ótimas! Nesse link você consegue ver todas elas.

3. DINHEIRO EM PARIS

Leve euros. Você até pode levar dólares, mas vai precisar fazer câmbio lá. Não leve reais, pois a nossa moeda “não vale” na Europa. Além disso você pode levar o cartão de crédito sabendo do IOF de 6,38% ou ainda o cartão travel money com taxas bem mais amigáveis em termos de cartão e ainda permite fazer saques e compras a medida que precisar. 

4. SEGURO VIAGEM

O Seguro Viagem obrigatório para Europa! O valor mínimo da cobertura é de 30mil euros, conforme o  Artigo 15º do Regulamento (Ce) N.O 810/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho

5. COMUNICAÇÃO EM PARIS

O idioma oficial da França é francês, mas Paris é uma cidade cosmopolita e portanto não é difícil falar inglês. Porém as suas chances de conseguir uma conversa mais amigável em inglês, aumentam se você começar com palavras em francês como  “bonjour” (bom dia), “au revoir” (até logo), “s’il vous plaît” (por favor) e “merci” (obrigado).

Raramente alguém vai falar português, mas não se preocupe, porque o Google Tradutor, o Google Maps e um bom planejamento antes de sair de casa resolvem tudo. Eu conheço várias pessoas que foram só falando português e foi tudo bem! 

6. QUANDO IR 

Paris é linda em qualquer estação, cada uma com seu charme. Na minha opinião, abril, maio, setembro e outubro são os melhores meses, pois a temperatura é amena e a cidade não está tão cheia dos turistas de verão e inverno. O único mês “menos bom” é agosto, quando os locais tiram férias e muitos lugares acabam fechando também. 

Leia também: Roteiro em Paris: Passo a Passo em até 5 Dias

7. É SEGURO IR SOZINHO (A)

Sim, eu inclusive estive sozinha recentemente e foi tudo bem. Mas não dê chance para o azar, e por isso muito cuidado com batedores de carteira. 

8. FIQUE ATENTO A POSSÍVEIS GOLPES

Paris é segura, mas não está livre dos golpes, por isso preste muita atenção nos seus pertences enquanto compra os 6 chaveiros da torre Eiffel por 1 euro. Além disso, cuidado com as mulheres mais velhas que pedem ajudar para ler bilhetes, e o golpe mais famoso de todos que é o “golpe do dedo”, onde homens escolhem pessoas que não falam francês, oferecem um bracelete da amizade e amarram no seu pulso “só para ver”, mas depois exigem muito dinheiro em troca com agressividade. Siga o conselho da mãe: não aceite presente de estranhos. 

9. ONDE FICAR EM PARIS

Devo confessar que achar um lugar bom, barato e bem localizado não é tarefa fácil. Portanto assim que você tiver as datas e as passagens aéreas compradas, já veja o hostel / hostel (albergue). Quanto mais próximo ao rio, mais perto você está das principais atrações turísticas. Porém se for tudo muito caro, lembre-se de sempre ficar próximo de uma estação de metrô. 

10. TRANSPORTE EM PARIS

O transporte público em Paris é muito bom e é bem fácil utilizar o metrô. A passagem unitária custa 1,90 euros e é fácil de comprar na máquina da estação. Para não se perder, você pode baixar o aplicativo RATP, que mostra qual metrô pegar, conexões, tempo de trajeto e mapas. Ou simplesmente usar o app Maps.me que é off-line e gratuito. 

Mas lembre-se de que você vai precisa do seu bilhete do metro para sair da estação, por isso muito cuidado com ele o trajeto todo. E também saiba que o metro não é 24h, portanto planeje bem a sua chegada e saída para não precisar pegar taxi e gastar mais do que o previsto. Neste post eu estou sugerindo Air France para comprar passagem aérea (veja os valores), e os voos chegam pelo aeroporto Charles de Gaulle numa viagem de aproximadamente 30 minutos.

11. GASTRONOMIA

Além de delicioso, tudo em Paris se come com os olhos de tão bonito que é. Se dê ao luxo de provar queijo, foie gras, crepe, croissant, escargot, que são alguns dos pilares da gastronomia francesa. Também prove os macarons do Ladurée e os doces do chef Pierre Hermé. E esqueça a dieta provando o chocolate quente de Paris. Opções não faltam!

12. DICAS DE ECONOMIA

  • O metro funciona muito bem, mas Paris é fácil de andar a pé, e por isso faça seu roteiro pensando em caminhar. 

  • Pegue o chip de celular no aeroporto, porque vale a pena sim.

  • Uso o aplicativo Maps.me que é gratuito e off-line para traçar rotas a pé. 

  • Quando bater a fome, procure um mercado Monoprix ou um Carreforu Express. Neles você acha comidas prontas, sanduíches e bebidas muito baratas. Assim você economiza de comer em restaurantes que tendem a ser muito caros.

  • Não espere muito para comprar sua passagem aérea, mas também fique ligados nas promoções para comprar a sua passagem aérea.

13. REGRINHAS DE ETIQUETA EM PARIS

Quando estamos fora, precisamos nos adaptar a cultura local. Isso mostra o nosso respeito ao nosso país anfitrião. Por isso fale um pouco mais baixo do que o normal, já que nós brasileiros temos uma certa tendência a falar alto e os franceses falam bem baixinho. E lembre-se de sempre usar o “bonjour” e o “merci” com as pessoas, mesmo que você não fale mais nada além disso em francês. São essas palavrinhas mágicas que deixam os franceses mais gentis ainda com quem não fala a língua deles.

14. QUANTO TEMPO FICAR EM PARIS

Paris é imensa e cheia de atrações. Em menos de 2 dias cheios, é difícil de realmente ver alguma coisa. O ideal mesmo são 4 a 5 dias. E se você está indo apenas para visitar Paris, vale mais a pena ainda pegar um voo ida e volta pela mesma cia aérea e mesmo aeroporto. Como falei acima, a Air France faz voos de São Paulo para Paris diretos, sem escalas, e os valores compensam muito. Confira as promoções da AirFrance e compre a sua passagem aérea.

15. OS IMPERDÍVEIS DE PARIS

Existem duas regiões que são puro charme em Paris: Montmatre e Les Marais. Em Montmatre é onde fica a Basílica Sacré Cœur e muitas lojinhas fofas e artistas de rua. O final de tarde lá do alto, com a vista a partir da basílica para a Torre Eiffel é apaixonante. Nesse bairro também é onde se passa boa parte do filme de Amelie Poulain. Já o Marais é mais agitadinho, com opções mais descoladas, gente jovem, muitos cafés, bares, lojas, galerias de arte e livrarias. Leia Roteiro em Paris: Passo a Passo em até 5 Dias

Além dos bairros, as atrações imperdíveis são:

  • Dia 1: Cathedrale Notre-Dame, Livraria Shakespeare and Company, Pantheon, Jardin du Luxembourg, Pont Alexandre III, Petit Palais, Grand Palais, Tour Eiffel, Jardin du Trocadero

  • Dia 2: Musee du Louvre, Palais Royal, Jardin des Tuileries, Champs-Elysees, Arc de Triomphe, Galeries Lafayette

  • Dia 3: Place du Tertre, Basilica de Sacre-Cour, Le Mur des Je T`Aime, Moulin Rouge

  • Dia 4: Explore o Marais com o Centre Geoge Pmpidou e BHV Marais 

  • Dia 5: Disney ou Versailles

Agora não tem mais desculpa para adiar a viagem para a Paris! E eu sugiro já começar a ver as passagens para entrar no clima!

Ficou com dúvida? Manda aqui abaixo nos comentários!

PIN IT :)

 

15 Coisas para Saber Antes de Viajar para Paris

 

 FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS