O Que Levo na Mala de Viagem, por Eduardo

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Arrumar uma mala para viagem é um desafio. Durante esses anos de viagem fui aprimorando as minhas escolhas e hoje cheguei em opções que atendem tudo que preciso e ainda cabem numa bagagem de mão. 

O que eu levo na minha mala de viagem

Durante os primeiros anos da viagem e antes mesmo da volta ao mundo, eu sempre viajei de mochila. Por já ter viajado relativamente bastante, adquiri experiência e hoje eu sei o que é ideal  para mim na questão de praticidade, organização e facilidade. Hoje em dia eu não viajo mais de mochila, sim com mala de rodinhas do tamanho de bagagem de mão. Isso porque a minha mochila do equipamento fotográfico pesa mais do que a mala de roupas e estava complicado carregar tanto peso.

De qualquer forma, o que cabia na mochila de 42 litros, uma Deuter Futura Pro, é o mesmo que cabe na minha mala hoje.  Aqui vou falar o que eu levo dentro da minha mala de roupas e acessórios.

Essenciais para uma viagem de 1 semana ou 1 ano

 

1 Calça Jeans

2 Bermudas

3 Camisetas pretas

1 Camisa Jeans

1 Camisa Branca

1 Calção

1 Camisa Preta

4 Cuecas

4 Pares de meias

1 Desodorante

1 Pasta de Dente

1 Fita dental

1 Escova

1 Barbeador

1 Jaqueta Jeans

1 Jaqueta para Inverno

1 Perfume

1 Par de Chinelos

1 Par de Tênis

1 Sandália

1 Guarda chuva

1 Manta

1 Toalha de viagem

 

Você deve estar pensando, "...mas como assim? Só isso?" 

Sim, para mim são os essenciais para inverno com neve e verão na praia, tudo junto na mesma mala. Claro que devemos levar em consideração o clima para o lugar onde você está indo viajar. Se você esta indo para algum lugar que a temperatura é mais alta, não precisa levar jaqueta, e aí pode acrescentar mais uma camiseta. 

Isso tudo que levo, é porque eu sei os lugares que vou e eu não ligo muito em ter várias camisetas e tênis. Com os anos de viagem sempre priorizei a agilidade e praticidade. Por exemplo, a minha mala pesa entre 8Kg a 10Kg no máximo. Ou seja, posso ainda levá-la comigo no bagageiro do avião, e evito despachá-la para depois ter que ficar esperando na esteira.

Quando você tem uma mala enxuta, tudo fica mais fácil! Você não perde tempo arrumando ela e fica fácil a organização. A Mônica já escreveu sobre isso no artigo Como Eu Me Libertei Do Meu Guarda-Roupa. Quando se tem pouca roupa, também é fácil para lavar. Minhas cuecas eu lavo no banho e deixo acumular as camisetas, meias e bermudas, daí lavo elas. Ah, quer saber como lavar sua roupa em suas viagens, veja esse artigo Como Manter a Roupa Limpa na Viagem.

Organização da Mala da Viagem

Tenho roupa para várias ocasiões, desde um jantar até para passear por aí. Acredite, é possível ter estilo com roupas básicas, desde que você saiba como usá-las corretamente. E eu já conheci muitos outros viajantes pelo mundo com malas abarrotadas de roupa e que nenhuma aquela pessoa estava satisfeita, e no final acabavam usando praticamente as mesmas roupas básicas sempre. Mas lembre-se sempre que é muito importante você saber o que vai fazer em determinados lugares e ter suas roupas de acordo com a situação.

Uma outra dica importante é organizar a mala em sacos organizadores, os mesmos que falamos no 5 Itens Úteis e Essenciais Para a Sua Próxima Viagem). Eles permitem que você separe roupa íntima, roupa suja, peças de inverno e verão, ou até mesmo separe apenas o essencial quando a viagem é curtinha e não quer desfazer toda a mal. Além disso, evita o estresse de puxar uma camiseta e bagunçar tudo. E isso vale também para a mochila! Sugiro também que leia: Mala ou Mochila: Qual é a Melhor para Viajar? onde explicamos as vantagens e desvantagens de cada uma e como escolher a mala ou a mochila ideal para você. 

Se você quer saber o que eu levo na minha Mochila de Equipamentos Fotográficos, veja no artigo Equipamentos Fotográficos que Levo em Viagens

Sobre a Mala de Viagem da Mônica, veja Como Arrumar a Mochila para Volta ao Mundo: Por Mônica Ano e também Dicas da Mala: Como Estar Bem Arrumada o Dia Todo Durante a Viagem

PIN IT :)

 

O Que Levo na Mala de Viagem, por Eduardo Viero

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS