Como é a Comida Tailandesa

Texto e Algumas Fotos: MONICA MORAS  @monicamoras

Ninguém fica indiferente a comida tailandesa. Uns vão amar outro odiar. E não vai ser o sabor (de pimenta) que vai incomodar, mas também o cheiro que pode ser bem forte e fora dos padrões ocidentais que estamos acostumados. Mas calma, tem solução! 

 OS TIPOS DE COMIDA TAILANDESA 

  • Para quem não gosta de pimenta, o melhor é escolher o fried rice que dá para pedir sem. É um arroz salteado com legumes e frango ou carne. Também tem a opção que é mais um café da manhã tailandês, que é uma arroz branco, franco cozido e uma sopinha do frango. 

  • Vegetarianos estão no paraíso, já que quase todas as comidas tem na opção vegetariana também e pelos mesmos valores. Mas atenção para pedir sem molho de peixe! 

  • Para veganos também existem muitas opções. Em Chiang Mai existem mais restaurantes veganos e mais baratos, do que em Bangkok. Nas ilhas é um pouco mais complicado de achar, mas tem também. 

  • Para quem cuida da dieta, tem fruta descascada e picada no saquinho, suco de frutas natural que você escolhe a mistura e sorvete de coco que vende na casca do coco. 

  • Mas se você quer fugir da dieta, então eu sugiro conhecer o Mo & Moshi que vende uma taça de 22 bolas de sorvete, o After You com as melhores sobremesas, o Unicorn Cafe pra se vestir de unicórnio e o Hello Kitty Cafe, porque tudo é fofo. 

  • Para que não gostou da comida tailandesa de jeito nenhum, resta pagar mais caro e comer em restaurantes internacionais. Ou ainda recorrer ao macarrão carbonara congelado ou ao macarrão com salsicha e molho, ambos do 7Eleven com valores entre 35 e 55 baht. Confesso que, mesmo gostando da comida tailandesa, eu tinha meus dias de carbonara sem culpa. 

  • Para quem gosta de comer e provar coisas novas, recomendo muito fazer um food tour (tour gastronômico), porque além de conhecer melhor a cidade, ainda vai provando comidas e conhecendo melhor os sabores sem precisara pagar e acabar não gostando. Custa carinho. Leia Tour Gastronômico na Tailândia: Bangkok e Chiang Mai

  • Para quem gosta de cozinhar, sugiro faze cooking class em Chiang Mai, porque lá existem opções de colher os ingredientes e comprar os temperos no Cooking Market (Moonmuang Road Soi 6).

  • Para quem quer levar os temperos para casa, os melhores lugares para comprar são no Cooking Market que já vendem os kits prontos (tempero, pasta, mini molho, etc), ou em sachê em qualquer mercado Bic C de Bangkok. 

AS MINHAS COMIDAS TAILANDESAS FAVORITAS

Eu sou do tipo de pessoa que entende de comer, então a alegria dos meus amigos tailandeses era me dar comida, porque sabiam que eu ia gostar. E eu comia até suar de tanta pimenta. 

O Khao Soi é a minha comida tailandesa favorita. É um macarrão num molho de curry com leite de coco, macarrão frito por cima, coentro salpicado e uma coxa de frango. Para os vegetarianos, existe a opção com jaca que é uma delícia também! Em Bangkok o melhor lugar para provar é o Ong Tong, mas como é uma comida do norte, não deixe de provar em Chiang Mai. 

De comidas tradicionais, gosto do thai basil fried rice, que é carne de porco moída frita no shoyo com folhas de manjericão. E eu peço com ovo frito. Gosto também do Green Curry que companha macarrão cabelinho de anjo, do pad thai que é um mexidão de coisas boas (frango, legumes e macarrão), porém separo o tofu, porque não gosto muito. E para abrir os trabalhos, gosto da sopa thai, a Tom Yum, porque é apimentada na medida certa. Já para o meio da tarde, nada melhor do que um Thai Milk Tea. 

Não curto muito, mas recomendo provar o crab omelete, principalmente da Jay Fay, aquela senhorinha que entrou no Guia Michelin. Na verdade, tente ir em algum restaurante do Guia Michelin, porque os preços são ótimos em Bangkok. 

PARA SABER SOBRE A COMIDA TAILANDESA

  • A comida tailandesa é uma mistura de pimenta com açúcar, tudo junto no mesmo prato.

  • Quanto mais para o sul (ilhas), mas pimenta tem. 

  • Quanto mais para o norte, mais suave é o sabor.

  • A pimenta é culpa dos portugueses que trouxeram durante a exploração na India e isso está explicado no Museu do Kudeejeen de Bangkok. 

  • Inclusive, tudo que tiver ovos ou fios de ovos, também é influência portuguesa. 

  • Tem vezes que a pimenta sendo frita chega a fazer arder os olhos. 

  • No norte a comida tem mais leite de coco. 

  • O cheiro forte é molho de peixe ou de ostra. Um cheiro bem caraterístico e ruim mesmo. Mas na comida, parece molho shoyo por causa do sabor salgado. 

  • Aquele potinho em cima da mesa é açúcar, e não tem sal na mesa. 

  • Rola campanha nacional para o povo diminuir o consumo de açúcar no país. 

  • Mesmo que você peça sem pimenta, vai vir com pimenta (bem pouquinho), porque faz parte da preparação.

  • Aquele verdinho na comida é coentro, não é salsinha. 

  • Na Tailândia não se usa faca, apenas garfo e colher. Tudo já vem picadinho! E quando a comida é grande (tipo coxa de galinha), vem os palitinhos (hashi) para segurar. 

  • Cuidado ao provar insetos. Tente fazer isso em mercados de comida, e não em vendedores de ruas, porque nunca se sabe a procedência. 

Leia também:

Dito, isso, vale lembrar que não tem feijão, mas tem arroz de sobra pelo país. Carne vai ser um sufoco e é melhor encarar a viagem de bom humor. Agora se bater o desespero, lembre-se do carbonara do 7Eleven e saiba que em Koh Phi Phi tem um restaurante brasileiros que vende prato feito (com feijão) e strogonoff. Falei do Ohana aqui no artigo Roteiro em Koh Phi Phi: Guia da Ilha e Dicas Práticas

Veja TUDO SOBRE A TAILÂNDIA: 28 DICAS DE QUEM MOROU LÁ BASTANTE TEMPO

Catfish salad

Khao Soi, favorito!

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Travel Ace atende bem na Tailândia, por isso confira os valores. 

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS