O Charmoso Hotel Casacurta em Garibaldi

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Um dos melhores lugares para ficar na Serra Gaúcha é o Hotel Casacurta de Garibaldi. Mas antes de explicar os tantos motivos pelos quais eu faço essa afirmação, talvez você devesse saber mais sobre a história. 

A HISTÓRIA DO HOTEL CASACURTA

Era 1870 quando a família Casacurta chegou junto com outros imigrantes italianos no que eles chamaram de vila Conde D`Eu, hoje Garibaldi. Passado o tempo, e sentindo a necessidade acomodar os demais imigrantes que iam chegando, bem como os viajantes que transitavam pela Serra Gaúcha, Sebastião Casacurta construiu uma hospedagem. 

Até o ano de 1947 , a construção era de madeira, mas com um projeto ousado de renovação, assinado por Angelo Carraro, o novo hotel foi inaugurado em 1953. Totalmente inspirado nos castelos Vale do Loire, na França, o Hotel Casacurta passou a ser referência em requinte e elegância. O tempo passou e atualmente quem tem a missão de manter o status alcançado ao longos dos anos é a família Nicolini.  

COMO É O HOTEL CASACURTA

Garibaldi é a Capital Nacional do Espumante, e como se não bastasse esse título, ainda é muito charmosa. Andar pelas ruas da cidade é como voltar no tempo. E todo esse clima calmo e hospitaleiro combina demais com a proposta do Hotel Casacurta. 

Vendo de fora não se imagina a surpresa que há ao entrar no hotel. É como ser transportado para outro lugar. O ambiente bem iluminado, bem decorado, elegante e aconchegante ganha mais vida ainda com a receptividade dos funcionários. Nada forçado, apenas amabilidade mesmo. E ainda nas boas vindas, uma taça de espumante produzido na cidade para roubar nossos corações desde o primeiro momento. 

Nosso quarto era um Apartamento Luxo, bem iluminado, com uma mesa perfeita para trabalho, bem equipado até com cafeteira, geladeira com tentações regionais, e uma televisão que nós nem sequer tocamos, afinal aquele quarto merecia mais de nós. Sob a mesa havia um cartãozinho escrito à mão de boas vindas com trufas Devorata, um mimo que fez muita diferença na nossa experiência. Quem não gosta de se sentir especial lendo seu nome escrito à mão, não é mesmo? 

O banheiro amplo com produtos próprios do hotel com cheirinho delicioso, e também me chamou a atenção pelo recadinho sobre a troca de toalhas ser opcional. Parece besteira, mas gosto de lugares que se preocupam com essas questões ambientais, principalmente os mais luxuosos. 

Não conheci pessoalmente as Suítes Luxo e Master, mas pelo que vi nas fotos, são lindos demais, a começar pela escolha dos móveis. De qualquer forma, a cortina blackout deixou o ambiente tão escuro a noite, que junto com o conforto de dormir naquela cama (pela cama em si, lençóis, e travesseiros), quase que eu não quis levantar no dia seguinte. 

Se dentro do quarto é bom, fora também. O Hotel Casacurta tem um estilo meio casa, com sofás e poltronas estrategicamente posicionados próximo de mesas e estantes repletas de livros disponíveis para leitura. E não são quaisquer livros, há história, literatura nacional e estrangeira, arte, fotografia, arquitetura e títulos que fazem viajar. 

Na verdade, toda a área comum é muito confortável, bonita e bem cheirosa. Os móveis tem estilo provençal, e esse também é um dos motivos do Hotel Casacurta ser bem procurado para produções.  E eu nem comentei da piscina aquecida ainda. Pois é, tem!  E tem também academia, sala de massagem e espaço para eventos. 

Na manhã seguinte o que nos esperava era um café da manhã estilo comfort food. Eram frutas frescas, iogurtes, sucos naturais de sabores diversos, partos quentes, alguns preparados a pedido do hospede, doces, tortas, bolos, pães artesanais e mais uma lista de coisas que eu não conseguiria descrever aqui. Só sei que estava uma delícia! 

Na hora do check out, ainda ganhamos mais um mimo, uma sacolinha de pano (amo!) com água e frutas para a viagem, acompanhado de um cartãozinho de “Volte Sempre”. E vontade não me falta! 

PARA QUEM É O HOTEL CASACURTA

Recomento o ficar no Hotel Casacurta casais em lua de mel ou noite de núpcias, afinal existem pacotes especiais para essas ocasiões. Também para casamentos! 

Recomendo também para casais que querem se dar uma noite de diferente num ambiente totalmente fora da rotina. E também para aqueles que querem fazer algo diferente, mas estão sem tempo para viajar. 

Recomendo para famílias e amigos que estão viajando pela Serra Gaúcha e querem uma opção que reflita o clima da cidade. E porque não, até para quem está viajando sozinha e quer ter uma noite de princesa. Muito possível! A propósito, fica tão pertinho do Bar Joe, que dá para ir a pé. 

Reserve o Hotel Casacurta para a sua próxima viagem pela Serra Gaúcha. E veja o Instagram do @hotelcasacurta

hotel casacurta garibaldi serra gaucha

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

*Essa estadia fez parte da Press Trip durante a Vindima 2019, para a qual fomos convidados.

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul!

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS