Roteiro de Arte e Design em Bangkok

Texto e Fotos (de celular): MONICA MORAS

Num roteiro em Bangkok não pode faltar arte e design, já que a capital tailandesa rivaliza forte com Europa quando se trata da cena artística. Uma das coisas que eu mais gosto de Bangkok é como a cidade tem atrações grátis para todos os tipo de viajantes. Eu adoro de arte e design (inclusive lojinhas) e se você gosta também, então esse roteiro em Bangkok vai ser muito útil quando você estiver cansado do caos da cidade e precisar apenas de um pouco de paz e inspiração, que não sejam no parque ou no templo. O mapa está no final.

ROTEIRO BANGKOK: 5  ESPAÇOS DE ARTE E DESIGN

Em um dia é possível ver todos os lugares, mas se tiver mais tempo, vá aproveitando aos poucos. Todos os espaços tem entrada gratuita, você só precisa prestar atenção nos horários. 

Lhong 1919

1. LHONG 1919

O Lhong 1919 é o espaço de design chinês. Um projeto privado com a iniciativa da Rujiraporn Wanglee, de família de origem chinesa, teve por objetivo revitalizar um grupo casas e armazéns antigos e um pequeno templo chinês da época do Rei Rama IV (1851-1868) e que ainda preserva em si pinturas da época. O Lhong 1919 tem lojas de arte e design, workshops, cafés e restaurantes. 

O lugar é bem hispter, não é apenas um típico mercado de Bangkok e nem tudo por lá tem preços acessíveis, mas vale entrar em cada uma das lojas para ver os produtos moda, beleza, decoração, móveis e vários outros artigos de alta qualidade e bom gosto. Leia também Como é o Lhong 1919 em Bangkok, O Novo Espaço de Design da Cidade

The Jam Factory

2. THE JAM FACTORY

O The Jam Factory é um conjunto de galpões do outro lado do rio com um conceito chique que faz uma combinação interessante de galeria de arte, livraria, cafeteria, loja de decoração. Além disso tem uma vista espetacular para o rio e um jardim imenso com árvores que fazem sombra o dia todo, deixando a visita ainda mais prazerosa. O projeto é do Duangrit Bunnag, famoso arquiteto tailandês, que transforma espaços vazios em locais de encontro através da arte, exibições e apresentações. 

Dentro do primeiro galpão é onde estão as loja de decoração com artigos de design e muito bom gosto. Logo atrás estão os restobar e a livraria. Um bom lugar para passar um tempo relaxando e lendo um livro ou alguma das revistas que ficam lá para o público geral. O The Jam Factory também abriga alguns eventos nos finais de semana, por isso é bom ficar atento a programação. 

Warehouse 30

3. WAREHOUSE 30

O Wharehouse 30 é mais um dos galpões revitalizados nas margens do rio Chao Phraya. O projeto é do Duangrit Bunnag que trabalhou em conjunto com o Rangsim Kasitranan, ex-editor da Elle Decor. O espaço criativo é imenso, e abriga loja de decoração, loja de flores, acessórios feitos por artistas locais, cafés, restaurantes e até opções orgânicas. 

Além disso ainda existe um coworking onde os freelances criativos podem se conhecer, trocar ideias e alavancar suas carreiras. O Projeto foi todo pensando para reduzir o impacto ambiental e custos, já que está utilizando galpões abandonados e também proporcionando um espaço para as mentes criativas que quiserem trabalhar lá. 

YELO House

4. YELO HOUSE

A Yelo House é um antigo armazém convertido em espaço multifuncional para servir como plataforma para pessoas criativas. O nome YELO vem de “You Ever Live Once”, expressando como o antigo armazém voltou à vida e à vitalidade mais uma vez. O espaço é dedicado a exposições temporárias temáticas, trabalhar em conjunto em projetos criativos e muito mais. O projeto de renovação do armazém manteve a estrutura e a textura originais, o que tornou Yelo House ainda mais interessante para visitar. 

O espaço artístico no Siam tem vista para o canal, um café charmoso, um coworking e um restaurante na cobertura. Eu recomendo a visita a Yelo House porque os artistas que exibem suas artes são relativamente desconhecidos ainda (!), mas com um talento impressionante. Fica atrás do BACCe do lado da The Jim Thompson House

  • Como ir: National Stadium BTS station
  • Endereço: 20/2 Soi Kasemsan 1 
  • Horário: 11am - 8pm, fechado na terça-feira
  • Ticket: grátis
  • Eventos: https://www.yelohouse.com

Bangkok Arte and Culture Center

5. BANGKOK ART AND CULTURE CENTER

O Bangkok Art And Culture Center, também é conhecido como BACC, é um espaço de exposição que varia de acordo com o calendário. Há sempre algo novo acontecendo e nunca uma exposição permanente. Além disso, existem várias lojas de arte e design, workshops, cafés, loja de fotografia (comprar e revelar), e livrarias focadas em artes.

Eu gosto de ir no BACC quando quero me inspirar, porque todos os espaços são envidraçados, então, mesmo que eu não participe de um workshop, ainda posso ver ele acontecendo do lado de fora. E também porque as salas de exposições são envidraçadas, isso facilita a identificação do tipo de exposição para decidir se vai entrar ou não na sala. Ah, fica na frente do MBK

  • Como ir: National Stadium BTS station
  • Endereço: Pathumwan Intersection (na frente do MBK)
  • Horário: 10am - 9pm, fechado na segunda-feira
  • Ticket: grátis
  • Eventos: http://www.bacc.or.th
 Lhong 1919

Lhong 1919

Roteiro de Arte e Design em Bangkok

Se você está hospedado em algum lugar com acesso ao BTS Skytrain, o roteiro de Bangkok funciona assim:

Vai de BTS até estação Saphan Taksin onde fica o Central Pier, e ali pega o barco grátis até o Lhong 1919. De lá caminha até o The Jam Factory. Atravessa o rio e caminha até o Warehouse 30. Volta para o píer Tha Si Phraya e pega o barco de volta para o Central Píer (ou caminha 2km, ou pega mototaxi 20 baht). Lá pega o BTS para a estação National Stadium, vai até a Yelo House e depois volta para o Bangkok Art and Culture Center. E se quiser continuar, tem a The Jim Thompson House. 

FIQUE LIGADO! 

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito, você pode pagar em até 12x sem juros

VEJA TODOS ARTIGOS DA TAILANDIA

PIN IT :) 

Roteiro de Arte e Design em Bangkok

Roteiro de Arte e Design em Bangkok

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS