Irkutsk, A Capital da Sibéria

Translate here!

Texto: Mônica Morás    Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Irkutsk é sem dúvida nossa cidade favorita na Rússia. Com ares de interior, a capital da Sibéria oriental está longe de ser uma cidade caótica como geralmente se imagina. Nem mesmo as grandes redes internacionais de comércio e alimentação chegaram lá, e ainda assim Irkutsk continua sendo uma das paradas mais populares da Transiberiana.

Com o Lago Baikal a poucos quilômetros de distância, arquitetura do século 19 e uma população bem mais amistosa e sorridente do resto da Rússia, Irkutsk é completamente diferente das famosas Moscou e São Petesburgo.

Nos último anos Irkutsk teve um boom turístico e começou a se organizar melhor para receber os estrangeiros. Ainda é difícil encontrar alguém que fale inglês, mas das cidades que visitamos no país, foi a única em que as pessoas se esforçaram para nos ajudar sempre que precisamos. E provavelmente essa cultura mais aberta atrairá ainda mais turistas para a cidade durante a Copa do Mundo de 2018, quando a Rússia será o país sede.

Além da proximidade com o Lago Baikal, seja em Listvyanka ou na ilha Olkhon (estivemos nas duas!), o que mais chama a atenção é a arquitetura da cidade, da época em que foi fundada para ser moradia de inverno de mercadores e cobradores de impostos. As antigas casas de madeira típicas da Rússia rural asiática são chamadas de izbas. Elas são a principal característica de Irkutsk e nem mesmo o grande incêndio de 1879 que queimou metade das casas da cidade fez perder o charme nas pacatas ruas que percorremos. 

Ficamos bem pertinho da estação, entre a ponte e a Kirov Square. Veja aqui o item 3.

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS