Como é Fazer Trufas Artesanais: Nossa Aula na Devorata

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduvieroMONICA MORAS 

Já pensou em poder fazer a sua própria trufa dentro de uma fábrica de chocolate? Foi exatamente essa a experiência que a Devorata nos proporcionou. E foi incrível! 

aula chocolate artesanal serra gaucha

A Devorata é uma fábrica de trufas artesanais que fica em Garibaldi e tem também uma loja no Vale dos Vinhedos. As trufas são feitas artesanalmente, uma a uma, e saem da produção direto para o consumidor. Sem estoque, sem gordura hidrogenada, sem conservantes, sem saborizadores artificiais e nada de trabalho mecanizado. Uma delícia! Conheça melhor a história da Devorata no artigo Trufas Devorata, o Sabor do Chocolate Artesanal da Serra Gaúcha

Quem nos convidou foi a própria Mariana, e quem ensinou todo o processo, do começo ao fim, foi a própria Ju. Um honra aprender com uma empreendedora como ela. 

COMO É FAZER TRUFAS ARTESANAIS 

Antes mesmo de começar, decidimos os sabores das trufas que iríamos fazer. Escolhemos espumante (minha favorita, sem álcool), tradicional de chocolate, e de laranja. Só depois fomos encaminhado para a preparação.

Começamos colocando avental, touca, pro-pé e luvas. Tudo para manter o ambiente completamente higienizado. Nesse dia a produção era só nossa! Em seguida fomos direcionado para os nossos lugares com uma balancinha, uma superfície para as trufas, e o pote de recheio. Nosso passo a passo para fazer as trufas artesanais foi:

Primeira etapa: pegar 32g de recheio, conferindo na balança, e fazer uma bolinha. Claramente eu não nasci para isso, porque a minha não ficou uma bolinha e a minha mão é mais quente, então ia derretendo tudo. Mas não posso falar do Eduardo, já que ele é uma fazedor profissional de almôndegas caseiras e já tem o jeito. E também as mãos frias. Repetimos isso com cada uma das cinco trufas que fizemos. 

aula chocolate artesanal serra gaucha
aula chocolate artesanal serra gaucha

Segunda etapa: mergulhar o recheio no chocolate. Aqui tem que colocar o recheio na vasilha de chocolate com uma garfinho, cobrir de chocolate derretido e depois delicadamente tirar da vasilha e colocar na bandeja. Parece fácil, porém não é.

Terceira etapa: levar para geladeira e esperar 10 minutos. Aproveito para deixar registrado aqui a Ju esteve ao nosso lado em cada etapa, mostrando como fazia e corrigindo quando necessário. Mas fomos nós que fizemos tudo, ela é instruiu. Achei ótimo, porque sou do tipo de pessoa que só aprende fazendo com as próprias mãos. 

Quarta etapa: tirar as rebarbas que ficaram debaixo da trufa pra deixar ela o mais redondinha possível. Eu mal podia tocar na trica que ela se derretia das mãos quentes. Já o Eduardo, com as mãos frias, foi uma pouco melhor nessa etapa. Mas não muito melhor, só para constar. 

Quinta etapa: fazer o desenho, o detalhe da trufa. Ganhamos um saquinho cheio de chocolate derretido com vários furinhos. A nossa missão era fazer uma chuvinha na trufa. Modéstia a parte, me saí muito bem nessa etapa. Gosto dessas coisas de decoração.

Sexta etapa: depois de esperar secar a decoração, e pesar cada uma delas, foi a vez de fazer a embalagem. Pra quem acha que é fácil, já antecipo que não é. Tem uma posição correta de colocar a trufa no papel, um jeitinho de embalar, e ainda tem o adesivo que precisa ficar perfeitamente colado. Os nossos não ficaram bem colados, mas ficaram bem apresentáveis. 

Etapa final: aqui foi uma surpresinha que a Devorata fez pra nós: uma caixinha decorada com os nossos nomes prontinhas para levar. Ficou uma gracinha! 

Nosso brinde de celebração por termos feito uma aula de trufas artesanais foi com chocolate quente, obviamente. Nem preciso dizer que estava uma delícia, né?! 

O QUE APRENDEMOS NA AULA DE TRUFAS DE ARTESANAIS

Talvez o nosso maior aprendizado fazendo uma aula de trufas de artesanais foi a dar valor para o trabalho artesanal. A Devorata tem esse cuidado de produzir quase que no mesmo dia que o consumidor compra e consome. As trufas tem outro sabor, elas derretem na boca. Sem aquela coisa ruim que a gordura hidrogenada deixa, já que eles não usam nada artificial. E se der sorte, ainda acha um pedacinho de fruta nas trufas, como nas de cereja, por exemplo. 

COMO FAZER UMA AULA DE TRUFAS DE ARTESANAIS NA DEVORATA

Nós fizemos uma aula experimental a convite da Devorata. Ainda não existia uma agenda e nem um valor definidos, por isso, se você quer fazer uma aula, entre em contato diretamente com a Devorata pelo email mariana@devorata.com.br ou instagram @devorata

Pra quem gosta de chocolate, vai ser uma aula tentadora. Vale a pena! 

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS