Trufas Devorata, o Sabor do Chocolate Artesanal da Serra Gaúcha

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduvieroMONICA MORAS 

Um dos lugares charmosos da Serra Gaúcha e Vale dos Vinhedos que vale a pena dar uma passadinha é a Devorata. Uma fábrica de chocolates artesanal bem pequenina que não tem nenhuma pretensão de crescer. Sorte a nossa! E sabe o motivo? Os chocolates são apenas chocolates. Nada de gordura hidrogenada, nada de conservantes, nada de trabalho mecanizado. 

Cada chocolate é feito e embalado manualmente e tudo é muito fresco. Nenhum chocolate vai ser “velho”, porque ele sai da fábrica direto para o consumidor. E derrete na boca! Felicidade é uma questão de chocolate. 

A HISTÓRIA DA FÁBRICA DE CHOCOLATE DEVORATA 

Histórias de mulheres empreendedoras sempre me comovem, mas a história da Devorata, além de tudo, é inspiradora. O que hoje é a Devorata, em 1987 iniciou como Trufas da Ju, um negócio que Jurema Milani começou na cozinha de casa para complementar a renda depois de 3 anos do nascimento da Mariana. 

A receita é caseira, a produção artesanal, e o sucesso tomou conta do empreendimento. Mas talvez os segredos do sucesso tenham sempre sido a autenticidade, a vontade de manter a qualidade ao invés da quantidade. A gente precisa amar o que faz, e é isso que se vê nos olhos da Ju e da Mariana quando se visita a pequena loja da Devorata no centro de Garibaldi. 

Em 2006, a Trufas da Ju se transformou em Devorata, em 2008 mudou para um espaço maior que pudesse atender melhor os consumidores locais, em 2016 abriu a loja na cidade,  e em 2017 ainda abriu um espaço conceitual no Vale dos Vinhedos, que é perfeito para um happy hour. E, finalmente, em 2018, abriu o espaço que tivemos a chance de visitar, a primeira produção butique de chocolates trufados do Brasil aberta à visitação. 

Hoje mãe e filha, Ju e Mariana, trabalham juntas, e fazem questão de atender pessoalmente os visitantes e explicar todo o processo. 

Mariana e Ju

AS TRUFAS DEVORATA DE GARIBALDI

O processo é 100% artesanal, cada trufa é produzida e embalada uma a uma, e todo o processo pode ser acompanhado pelas janelas de vidro abertas ao público. É assim que se entende a cremosidade e aquela sensação de chocolate que derrete na boca. Uma curiosidade que elas contaram, é que o que uma máquina faz em 40 minutos, às vezes elas precisam de mais de 1 dia para conseguir finalizar, por causa do processo todo de fazer um bombom trufado. Para se ter uma ideia, cada trufa passa até 6 vezes pelas meninas da produção. 

Toda a matéria-prima utilizada é o cacau de origem brasileiro, e não são adicionados saborizantes artificiais aos recheios, e nem gordura hidrogenada. Tudo é puro de verdade, até os recheios! Inclusive, o bombom trufado, aquele que chamamos de trufa (porém trufa é uma planta), é feito de 90% de chocolate. Sim, é muito chocolate! 

Outra coisa interessante que a Mariana nos contou é que tudo é colorido pensando no encantamento. O slogan da marca é Felicidade é uma questão de chocolate, por isso eles acreditam que desde o primeiro momento a experiência deve ser memorável, encantando os olhos e o paladar. 

FÁBRICA EM GARIBALDI X LOJA NO VALE DOS VINHEDOS

A principal diferença da fábrica em Garibaldi e a loja do Vale dos Vinhedos é que uma é a fábrica de fato. Ali se vê o processo produtivo e sente o cheirinho de chocolate. Já a loja do Vale dos Vinhedos é mais conceitual, tem um deck, sobremesas de chocolate, como o delicioso sorvete no chocolate. E dá para pegar um espumante no quiosque do lado, o La Vigna, para curtir o final de tarde. No invenno tem chocolate quente nas duas!

Indiferente de qual lugar você for, certamente vai ser uma experiência inesquecível!

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

*Essa visita fez parte da Press Trip durante o Garibaldi Vintage, para a qual fomos convidados pela Secretaria de Turismo de Garibaldi. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul!  

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS