O Que é Esse Tal de "Largar Tudo"?

Translate here!

Texto: MONICA MORAS

Não é difícil ver gente que largou tudo e foi viajar. Nós somos um casal que largou tudo. Mas a questão principal é: o que é tudo?  Existe uma ideia errada de que pra ser feliz, realizar sonhos, pra de fato viver é preciso largar tudo. Na verdade largar tudo deveria ser substituído por desapegar! Desapegar de sentimentos negativos, mimimi, largar de mão pessoas invejosas, de empurrar com a barriga e aceitar as coisas como elas são. Nós largamos essa ideia de ter que agradar todo mundo e aquele estilo de vida sem tempo e cheio de problemas. Largamos também de ser aquelas pessoas cansadas sem forças e coragem pra mudar. 

largar tudo e viajar

Mas ao contrário do que muita gente pensa, ainda temos inseguranças e custos. Ainda pagamos contas, ainda corremos atrás de trabalho (mais até do que antes), e às vezes ainda quebramos a cabeça tentando resolver os problemas que aparecem. E não abrimos mão de nos sentirmos em casa, por isso que escolhemos a dedo nosso “lar” de aluguel. 

Quando saímos pra viajar o Eduardo continuou sendo fotógrafo e eu fui dar meu melhor no que eu sabia fazer. Fomos tentar viver a nossa vida de uma forma diferente um pouquinho em cada país com um novo estilo de vida. A mudança vem de dentro, a gente precisa estar disposto a mudar, a correr o risco e encarar as consequências das nossas escolhas. E se não der certo, a gente muda de novo! A vida é sobre errar até acertar. 

É preciso entender que essa história de largar tudo vai bem além do que se imagina, porque é difícil, porque dói, porque cansa, porque faz repensar a vida e é preciso uma força de vontade muito grande pra lembrar o que significa tudo. Se for tal estabilidade é mais difícil, porque é cômodo ter salário, mesmo que isso signifique domingos tristes e manhãs se arrastando até o trabalho. Mas acontece que quando a gente larga isso, um monte de novas possibilidades surgem. A gente precisa fazer o que ama, porque daí a gente tem força pra lidar com as frustrações e muita fé de que vai dar tudo certo. Estabilidade no trabalho não existe.

Largar tudo também pode significar ganhar flexibilidade, porque às vezes a pessoa só está no emprego ou função errada. Lembra? Eduardo fotógrafo e eu no marketing de relacionamento? Fazemos o mesmo trabalho até hoje, o que mudou é que hoje viramos nômades digitais, pessoas sem endereço fixo que trabalham de qualquer lugar do mundo que tenha wifi, e muitas vezes muito mais do que o pessoal do esquema 8h-18h. Só aprendemos a lidar com as dores e delícias que isso proporciona.

É mais difícil, mas a gostamos dessa nova vida, porque nos dá a liberdade que buscávamos há anos e nos ensinou que nada é impossível. Ensinou também o verdadeiro significado de resiliência e que sem ela, nada dá certo. 

Sim, nós desapegamos de tudo que nos fazia mal! E o que é bom, a gente carrega junto todos os dias. ;)

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS