Bus Bier Tour: Passeio pelas Cervejarias de Gramado

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduvieroMONICA MORAS 

O Bus Bier Tour de Gramado é um dos passeios mais procurados de Gramado. Não é à toa, já que o ônibus passa por por cervejaria de Gramado e Canela que explicam todo o processo de fabricação da cerveja, e ainda tem degustação.  São 4 horas de bem animadas!

É um passeio ótimo para quem gosta de cerveja e tem curiosidade para entender mais ou provar coisas diferentes. Não é um passeio “open bar”, mas dá para sair bem tontinho com quantidade de cervejas degustadas.

BUS BIER TOUR

O PASSEIO PELAS CERVEJARIAS DE GRAMADO E CANELA

O tour pelas cervejarias de Gramado e Canela começa às 13:30h pontualmente saindo da agência Broker Turismo. Quando entramos no ônibus, um espaço todo adaptado com prateleiras com as cervejas, mesas tipo de bar e janelas completamente abertas, fomos recepcionados pelo simpático motorista e o nosso guia, o Bagé. Depois de acomodados recebemos chapéus e o caneco de chopp. Vazio, mas recebemos com a cordinha e tudo! O caneco é souvenir, ele só vai ficar cheio se você quiser. 

Depois de uma breve explicação sobre o tour para o ônibus lotado (esse é o passeio mais procurado de Gramado!), partimos para conhecer as cervejarias, sendo duas em Gramado, a Gram Bier e a Rasen, e uma em Canela, a Farol.

Em cada cervejaria fazíamos a visitação pela fábrica, aprendíamos mais detalhes do processo produtivo do lugar e suas particularidades, e ainda tinha a degustação dos tipos de cerveja produzidos na fábrica. Em cada um dos lugares, ficamos pouco mais de 1h. 

BUS BIER TOUR GRAMADO: CERVEJARIA GRAM BIER 

A primeira parada do Bus Bier Tour de Gramado foi a Cevejaria Gram Bier. Logo na chegada todos são recepcionados pelo Gabriel que explica o processo de produção da cerveja dentro da fábrica. É interessante ver o malte, lúpulo e cevada em copinhos e poder cheirar e tocar os ingredientes. 

Além de toda a explicação as cervejas e entender que o que varia no processo é a fermentação, me achou a atenção a história da Gram Bier. A empresa é familiar, produz 65 mil litros mensais, existe oficialmente desse 2003 quando fizeram o mapa, documento obrigatório para fabricação e comercialização da cerveja artesanal. Mas a receita é da avó alemã. Que passou para mãe, filha e agora está no neto. Quem disse que cerveja não é coisa de mulher, né?! 

Da curiosidades, ele explicou sobre colocar amargor na cerveja, a diferença da fermentação entre elas, como a Ale (fala “eíou”, tipo pale ale que fica “peíou eíou”) que tem alta fermentação. Ele explicou também o quanto uma cerveja é um produto vivo justamente por causa da fermentação, o tempo de consumo depois do produto pronto e o quanto a temperatura influencia nisso, e a importância da água pura para uma boa cerveja. 

A degustação aconteceu durante a visita, todos da torneira. Provamos uma Pilsen Larger, uma Belgium Blonde (favorita!) e uma Viena Larger. Todos bem servidos! E no final da visita, fomos para a loja onde são vendidos os mais diversos produtos, entre copos, embalagens especiais, souvenires, etc. A loja, inclusive, fica ao lado do bar da Gram Bier, caso você decida voltar em algum outro momento. 

BUS BIER TOUR GRAMADO: CERVEJARIA RASEN

A segunda parada do Bus Bier Tour de Gramado foi na Cervejaria Rasen. Antes mesmo de conhecer o processo produtivo, fomos apresentados aos tipos de cerveja, entre elas a Pilsen, a Dunkel, que já foi a melhor do Brasil, a Ambar Ale, e a Weizen que tem que agitar e servir de uma única vez. Depois, conhecemos as cervejas sazonais, como a Braza Apa que foi desenvolvida para harmonizar com churrasco, porque ela limpa o paladar da gordura e dá mais fome ainda, e também a Bagual em homenagem ao Rio Grande do Sul, com estilo Brown Ale com cheiro de terra molhada que remete ao Pampa gaúcho. 

A visita foi mais curta do que o tempo de degustação. Mas foi suficiente para saber que são produzidos 100mil litros mensais, Rasen significa Gramado em alemão, o que tem tudo a ver com a cidade sede da cervejaria, eles não produzem IPA e no leque de cervejas sazonais, tem a especial de Natal e a Páscoa. 

Na degustação, fomos para o bar logo ao lado da produção, onde recebemos uma régua com 5 shots de cerveja: Pilsen, Dunkel, Ambar, Weizen e uma especial. Ali também servia como loja para comprar os copos especiais para cada tipo de cerveja. 

BUS BIER TOUR GRAMADO: CERVEJARIA FAROL

A terceira parada do Bus Bier Tour, desta vez em Canela, foi a Cervejaria Farol. A Farol produz a cerveja mais diferente da região, e tem como carro-chefe a Pilsen. Foi a menor que visitamos, com produção de 15 mil litros por mês. 

A história da Farol começou em 1763 numa cidade perto de Sttutgart na Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, a família veio para o Brasil com outros negócios em mente. Chegando aqui, entenderam a cerveja brasileira e o perfil dos consumidores, e decidiram empreender. Mas a Farol existe oficialmente (com mapa) desde 2003. 

Durante a degustação, descobrimos que quanto menos filtrada, melhor é a cerveja, que churrasco combina com IPA e Apa, porque a gordura combina com o amargor delas, e também que uma cerveja não pode ser gelada para não perder o sabor. Falando de artesanais, é claro! Como a produção é vendida na fábrica, a ideia da Farol é trazer as pessoas até a cerveja, e não levar a cerveja até as pessoas. 

Degustamos a Pilsen, Weiss boa combinação para frango e peixe, Red Ale que harmoniza bem com carnes com molho, Scotish Ale que é uma cerveja boa para o inverno por ser mais pesada e encorpada, e uma American Pale Ale. Foram cinco no total. E depois de tanta cerveja, ainda ficamos livres para subir no Farol. 

COMO AGENDAR O PASSEIO PELAS CERVEJARIAS DE GRAMADO, O BUS BIER TOUR

Você pode agendar o Bus Bier tour no site da agência Brocker Turismo que é a operadora do ônibus. 

  • Quem faz: Brocker Turismo

  • Quando acontece: Terças, quintas e sábados, das 13:30 às 17:30

  • Onde: Av. das Hortênsias, 1845, Centro, Gramado

  • Valor: R$ 119,00 (abril/2019)

  • Reserve: Bus Bier Tour Cervejarias da Serra aqui

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

*Esse passeio foi um convite da Brocker Turismo. E nós adoramos, porque o Eduardo é super fã de cerveja!

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS