Miolo Under The See, O Espumante Envelhecido no Fundo do Mar

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Visitar a vinícola Miolo e passar uma tarde no Wine Garden é daqueles programas perfeitos para se fazer no Vale dos Vinhedos. Nós fizemos isso, mas ainda tivemos a sorte, ou melhor, o privilégio de conferir de perto o novo projeto da Miolo, o Miolo Under The Sea. 

O Miolo Under The Sea é um projeto com um lote de 500 garrafas de Cuvée Tradition Brut que foram submersas nas águas da ilha de Ouessant, Bretanha, no norte da França, para o envelhecimento. E 1 ano depois foram retiradas do mar e 492 garrafas foram trazidas para o Brasil, enquanto as demais ficaram na França para divulgação do produto. Isso porque os produtos da vinícola Miolo são muito apreciados no mercado francês pela alta qualidade e pelo valor de mercado. 

A ideia de envelhecimento é novidade no Brasil, mas já aconteceu na Itália e França, e tudo começou com a descoberta de algumas garrafas em 2010 que estavam num navio naufragado do século 19. Algo surpreendente. 

Foto: Divulgação / Miolo

Foto: Divulgação / Miolo

Foto: Divulgação / Miolo

Foto: Divulgação / Miolo

Uma cave submarina mantém as condições ideias para envelhecimento, numa constância difícil de consegue numa cave tradicional: escuridão, umidade total, pressão constante e temperatura que varia entre 11ºC e 13ºC graus. Até mesmo o sabor sofre influência, porque, quando submersos, existe a ação de mais compostos moleculares do que os envelhecidos tradicionalmente, responsáveis pelo aroma e complexidade da bebida. Segundo Adriano Miolo, em provas às cegas, os resultados indicaram a qualidade do método, já que os espumantes apresentam sabor mais rico e floral, adquirem complexidade sem perder o frescor, além de apuradas notas de manteiga e castanha.

No fundo do mar, as garrafas ficam em contato direto com a água, amarradas no interior de um contêiner gradeado. É como se estivessem numa cave, ou numa adega em casa. O envelhecimento pode ser feito por 60 meses. No caso do lote da Cuvée Tradition Brut do projeto Miolo Under The Sea, a espumante já tinha cumprido as etapas principais do processo na vinícola, e foi ser finalizado no mar durante apenas 12 meses. 

O que vimos pessoalmente foi uma das 492 garrafas que vieram para o Brasil, de uma lote de 500 que foram submersas. Ela estava dentro do uma cúpula de vidro que foi feita especialmente para esse lote. O que se via na garrafa eram evidências do tempo que ele ficou submersa no mar. Sem dúvida é um item de colecionador e esse ano ainda vai ser comercializado, mas ainda sem data ou valor de mercado. O que se sabe, porém, é que vem com uma mapa que mostra a posição exata onde o lote foi submerso e dá informações sobre todo o processo. 

Mesmo que você não tenha a oportunidade de comprar uma garrafa (ainda não tem preço de mercado definido), torça para pelo menos poder vê-la durante a sua visita na Vinícola Miolo. É impressionante, e como disse antes, inédito no Brasil! 

COMO VISITAR A VINÍCOLA MIOLO?

A Vinícola Miolo fica na Estrada do Vinho, na RS 444, km 21, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, bem em frente ao Spa do Vinho. Você pode optar por se hospedar na região da Uva e Vinho mesmo, ou fazer um bate e volta de Gramado. Mas lembre-se de planejar bem essa visita, porque vocie não vai poder dirigir depois, indiferente de onde esteja hospedado. 

HORÁRIO

  • O roteiro dura 1 hora. 

  • De segunda a sábado, às 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h e 16h30min

  • Domingos e feriados, às 10h30min, 11h30min, 12h, 13h30min, 14h30min, 15h e 15h30min

  • Acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio.

VALOR

  • R$ 35 por pessoa (R$ 10 é revertido em compra)

CONTATO

  • Telefone:(54) 2102.1537 ou 2102.1540 

  • Email: visita@miolo.com.br

  • Site: www.miolo.com.br

  • Veja mais fotos: @grupomiolo

 LOCALIZAÇÃO

  • RS 444, km 21, Bento Gonçalves

ESCOLA DO VINHO

Na Escola do Vinho existem diversos programas para quem quer aprender mais. Tem desde o curso rápido de como degustar que dura algumas horas, até um curso mais completo que dura dias. Confira no site www.miolo.com.br a programação. 

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

*Esse passeio fez parte da Press Trip durante a Vindima 2019, para a qual fomos convidados. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS