Tim Tim, O Melhor Passeio em Garibaldi

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Quem visita a Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedo não pode perder uma dos passeios mais charmosos de Garibaldi, o Tim Tim. O Tim Tim é um veterano da 2ª Guerra Mundial, um caminhão GMC de 1944, um de 500 caminhões que foram fabricados para o transporte de tropas e suprimentos para guerra. Que foi adaptado para o transporte de turistas. Tim-Tim é um nome em homenagem ao brinde de espumante, o símbolo de Garibaldi, a Capital Nacional do Espumante. 

A HISTÓRIA DO TIM TIM

A história do Tim Tim começou em 1990, quando o prefeito da cidade viu o caminhão parado em um quartel e resolve dar um novo destino a ele. Assim, ele substituiu a carroceria por um reboque com espaço para 50 pessoas. Há 20 anos o Tim Tim faz passeios por Garibaldi, e nesse tempo, já passaram turistas comuns e até celebridades. 

O fato é que o Tim Tim tem charme e torna o passeio ainda mais agradável. Inclusive, dizem que ele é tão bom, que desde que começou a rodar, nunca parou. 

COMO É O PASSEIO DE TIM TIM

O Tim Tim faz passeios todos os sábados a partir das 11h da manhã. Ele sai da frente da Cooperativa Vinícola Garibaldi e anda por todo o centro histórico da cidade, com um guia de turismo que conta a história da cidade. No nosso caso, o Lo que conduziu a conversa e um gaúcho bem pilchado (vestido a caráter) é que conduziu o Tim Tim. 

No nosso passeio pela cidade, ele foi contando como a história da imigração italiana se mistura com a história da cidade. No começo, chegaram apenas 3 famílias de italianos, mas ele nada veio de graça. Eles precisavam trabalhar para pagar as terras. Os anos passaram, a região cresceu, se desenvolveu graças a vitivinicultura e hoje Garibaldi é a Capital Nacional do Espumante. 

Durante o nosso trajeto também passamos por diversas casas históricas, cada uma com o ano de construção na fachada e uma plaquinha explicando a história, a mesma que nosso guia ia contando. Aprendemos também que existe uma lei municipal que proíbe edifícios maiores do que 5 andares. Por isso Garibaldi é tão charmosa e também bastante procurada para produções cinematográficas. 

Se você quer fazer o passeio de Tim Tim, não precisa ir para Garibaldi apenas para isso, já que existem diversas outras atrações, como vinícolas, cooperativas, programações especiais, como o Wine Movie e até os festivais Fenachamp e o Garibaldi Vintage. 

AGENDE O PASSEIO DE TIM TIM EM GARIBALDI

  • Horário: sábados a partir das 11h, ou grupo mínimo de 10 pessoas em qualquer dia da semana

  • Valor: R$15 por pessoa

  • Agendamento: (54) 3462 8235na Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi

  • Ponto de encontro: na frente da Cooperativa Vinícola Garibaldi

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

*Esse passeio fez parte da Press Trip durante a Vindima 2019, para a qual fomos convidados. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS