Jantar no Valle Rústico: O Menu Experiência do Vale dos Vinhedos

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

O Valle Rústico é exatamente assim, rústico e encantador. O restaurante fica na área rural de Garibaldi, no Vale dos Vinhedos, e é lá que a maioria dos ingredientes são produzidos. E o que não é produzido ali, vem de uma rede de fornecedores com mais de 30 produtores locais, que fazem parte da cozinha zero quilômetro, ou seja, o produto anda o mínimo possível da horta para a mesa do consumidor. É a ecogastronomia sendo praticada por quem realmente entende do assunto, o chef Rodrigo Berolla.  

A HISTÓRIA DO RESTAURANTE VALLE RÚSTICO NO VALE DOS VINHEDOS

A história do restaurante Valle Rústico está intimamente ligada ao premiado chef Rodrigo Berolla. Graduado em turismo, com pós-graduação em gestão empresarial e alguns cursos de gastronomia, ainda na faculdade, ele teve a chance de trabalhar num resort na Bahia, e na volta, a chance de assumir a propriedade rural de 12 hectares pertencente a família, onde é a sua residência atualmente. Hoje, 3 hectares são de produção orgânica com certificação. São mais de 150 variedades certificadas. 

E tudo isso sem contar a criação de animais, onde nenhuma tem inseminação artificial, onde a vaquinha de estimação, a Bela, é a responsável pela produção do leite que se transforma em derivados ali na fazenda mesmo, e também pelo projeto de preservação do porco moura, um porco gigante. Um outro projeto interessante é o do milho crioulo, que é nativo da região. Ele cultiva, colhe, moe, seca e faz a polenta que é servida no restaurante.

Nhoque de pinhão

Nhoque de pinhão

Polenta mole de milho crioulo

Polenta mole de milho crioulo

O Valle Rústico nasceu em 2009, no começo um pouco mais “tradicional”, mas não demorou muito para que o chef Rodrigo Berolla transformasse o espaço no que é hoje. Na cozinha são usados ingredientes sazonais e da terra, produzidos na fazenda ou na região, com a intenção de valorizar o pequeno produtor e não deixar que essa atividade tão artesanal se perca no contexto da atividade agrícola de larga escala. Para se ter uma ideia, o pinhão é um queridinho nas receitas, já que é uma fonte rica de amido e pode substituir a batata e a farinha em praticamente qualquer receita, além de ser um produto regional. Nós provamos e foi meu prato favorito, diga-se de passagem. 

Muito mais do que um restaurante, o Valle Rústico tem 10 anos de história e defende a “Cozinha de Natureza”, como o chef Rodrigo Berolla define. E além de todos esses conceitos, de produção orgânica, valorização do pequeno produtor, da cozinha zero quilômetro, Rodrigo também é um líder local do movimento Slow Food na região. Se você não sabe, Slow Food significa um alimento bom, limpo e justo. Ou seja, da horta para a mesa, sem agrotóxicos. E ainda desmistificando um pouco mais o slow food, sabia que produtos orgânicos tem o mesmo preço que os produtos de larga escala? Basta comprar direto do pequeno produtor, sem atravessadores. 

E como líder, o chef cria pratos com que propõem um novo olhar para os ingredientes. Mas o que mais me surpreendeu é que toda a equipe da cozinha tem o seu protagonismo. Ninguém brilha mais do que ninguém. A cozinha é criativa e autoral, e cada chef explica o seu prato quando ele é apresentado. A equipe, bastante jovem por sinal, faz expedições periódicas para testar novos ingredientes, e é por isso que a cada 2 meses o menu muda, tanto em função da sazonalidade, quanto da descoberta de novas combinações. Não se surpreenda se vier um prato com PANCS (plantas alimentícias não convencionais). Para saber: não existe nenhum restaurante como esse na região. 

COMO É O JANTAR COM MENU EXPERIÊNCIA DO VALLE RÚSTICO

O restaurante Valle Rústico fica em uma bela propriedade entre as vinícolas. Fomos para jantar, e o escuro da região rural deu um clima de suspense durante o deslocamento. A entrada tem um portão, e você tem que tocar interfone e se identificar para ter acesso. Por isso reservas são-vindas, porém não obrigatórias. 

Depois de todo o encantamento com o ambiente de paredes de tijolos à vista, mesas caprichosamente decoradas com tolhas coloridas e flores do campo, e objetos antigos dando charme ao espaço, fomos encaminhados para a nossa mesa. 

Fizemos o tradicional Menu Experiência do Valle Rústico, que naquela noite de abril de 2019 foi de sete passos, mais a entrada e sobremesa. Neste dia, os pratos foram feitos pelos chefs Fernando e Lucas Gabardo.

MENU EXPERIÊNCIA

Entrada: Chips de banana do norte do estado com creme de queijo artesanal.

Muito cuidado para não comer demais essa tentação. 

Gaspacho | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 1: Gaspacho de araçá com palito de pepino, cubos de morango e flor de mel.

Gaspacho é uma sopinha fria, onde primeiro você come o pepino e depois bebe a sopinha. Em dias quentes ela é bem refrescante. 

Espaguete de chuchu | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 2: Espaguete de chuchu no azeite de alho com pó de cogumelos e cogumelos desidratados.

Visualmente o prato parece sem graça, mas o sabor é muito bom e tem umami (o 5º sabor).

Paçoquinha de Porco Moura | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 3: Paçoquinha de Porco Moura com mostarda de crem, agrião e almeirão italiano, chucrute e chips de batata roxa.

O porco moura é originário do Paraná, da época do tropeirismo. Esse porco servido no restaurante faz parte do projeto e foi criado em Santa do Livramento comendo apenas cascas de uva, o que dá sabor a caner. Parecia que eu estava comendo coxinha. 

Nhoque de pinhão | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Nhoque de pinhão | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 4: Nhoque de pinhão com molho de tomate fermentado, molho de tomate tradicional, lardo, grúpula (ácido tartárico), flores desidratadas e alho poró desidratado.

Esse nhoque foi feito com gordura de porco e molho de tomate, mas a textura mais parecia carne e era salgadinho, uma delícia. 

Bolinho de queijo serrano | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 4 para vegetarianos: Bolinho de queijo serrano com kimchi e mostarda de butiá.

Um bolinho de queijo fora do convencional.

Polenta mole | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 5: Polenta mole com ovo mollet, cotto, queijo vaccino romano e cogumelos (Shimeji, shitaki e Paris)

A polenta mole é milho crioulo do projeto e é servida com ovo molinho na panelinha de barro quente. 

Costela com creme de moranga caramelizada | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Costela com creme de moranga caramelizada | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 6: Costela com creme de moranga caramelizada, farofa de alho com erva mate, chiffonade tansagem e língua de vaca.

Costela foi cozinha durante 24h e o creme de moranga fez toda a diferença nesse prato. 

Socarrat | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Socarrat | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 6 para os vegetarianos: Socarrat com cogumelos.

Socarrat é um arroz que fica coladinho, como uma crosta de fundo de panela, e que depois de enrolado, parece um canelone. Esse foi feitos com vários tipos de arroz.

Pien de doce de leite | Restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos

Passo 7: Pien de doce de leite com nozes pecan caramelizadas com azeite de oliva, ganache de chocolate meio amargo, sorvete de especiarias, biscoito de amido e lírio do brejo desidratado

Bolinho de doce de leite da vaquinha Bela. O pien doce é inspirado no original pien, que é uma comida típica dos imigrantes italianos. Um rolinho de carne (de frango e gado) que é servido e apreciado nos tradicionais almoços coloniais da região.

Petit four: Biscoito amanteigado, com banana passas e uva passas orgânicas, com amêndoas e castanhas

Restaurante Valle Rústico Vale dos Vinhedos

Bebida: Para acompanhar o Menu Experiência, a sugestão foi um Maximo Boshi Merlot.

No final, pedimos um chá de boldo, porque foi uma aventura gastronômica. Mas antes, recebemos um licor digestivo especial do Valle Rústico.

PARA SABER

  • Vegetarianos e veganos são bem-vindos, basta avisar que um novo sabor será apresentado no lugar. Observe que o nosso Menu Experiência precisaria de poucas alterações para ser completamente vegetariano, por exemplo.

  • Alérgicos ou com restrições alimentares também são bem-vindos, basta avisar antes. 

  • As porções são pequenas, mas no final dos passos, dá uma monte de comida.

FAÇA A SUA RESERVA NO VALLE RÚSTICO, O RESTAURANTE DO VALE DOS VINHEDOS

  • Funcionamento: Quarta a sábado, das 19h30min às 22h, e nos domingos, das 12h às 14h30min. Reservas são bem-vindas. O restaurante tem horário, mas a fazenda nunca para! 

  • Valores: Menu Natureza: R$ 150 por pessoa. Menu Experiência: R$ 210 por pessoa. Bebidas à parte. Aceita Visa e Master.

  • Endereço: Estrada Linha Marcílio Dias, s/n - 15 da Graciema/Vale dos Vinhedos, Garibaldi/RS

  • Telefone: (54) 3067-1163 / (54) 9 8123-0080

  • Site:https://www.vallerustico.com.br

  • Facebook:www.facebook.com/vallerustico

  • Instagram:www.instagram.com/vallerustico

  • A camiseta do VR que todo mundo ama, aqui: http://bit.ly/camisetaVR

Misturando elementos da terra, técnicas contemporâneas e históricas e muita criatividade, o visitante do Valle Rústico tem a certeza que viverá novas experiências gastronômicas. Recomendo muito para casais em busca de uma nova experiência gastronômica. 

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul!

*Fomos no Valle Rústico como convidados durante os nossos dias em Garibaldi. Mas antes mesmo do convite, já estávamos planejando uma visita, e por isso recomendamos o menu experiência. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS