Conheça o La Vigna Especialidades Regionais no Vale dos Vinhedos

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduvieroMONICA MORAS 

No coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, fica o empório La Vigna Especialidades Regionais. Um sonho de irmãos que se tornou realidade e que hoje é parada certa para quem visita a região. O slogan já diz tudo “Valorizamos o que é nosso”, e é exatamente isso que você vai encontrar se incluir o La Vigna no roteiro: muitos produtos locais. 

LA VIGNA ESPECIALIDADES REGIONAIS NO VALE DOS VINHEDOS

O empório La Vigna Especialidades Regionais é a nova atração do Vale dos Vinhedos. Tudo começou com um sonhos dos irmãos Mateus, Lucas, Vander e Eduardo. Todos de ramos diferentes, mas todos com a mesma paixão pela gastronomia herdada da mãe, a dona Nedi. Foram anos de pesquisa até chegar num formato que refletisse exatamente o negócio, e finalmente ele aconteceu e se transformou no La Vigna. Um modelo de negócio que valoriza o produtor local e que oferece produtos de alta qualidade. São queijos, vinhos, compotas, geleias, salames, temperos, azeites e muito mais que só se produz nessa região do Rio Grande do Sul.

O nome “La Vigna”, significa tanto no dialeto Vêneto (a língua dos imigrantes italianos), como no italiano gramatical “A videira”, tudo a ver com o Vale dos Vinhedos. 

O empório fica num container marítimo reutilizado. Por dentro o que se vê é uma ambiente rústico descolado. Os móveis foram bem pensado em madeira, a iluminação valoriza os produtos dispostos nas prateleiras e tudo é de fácil acesso. Ao contrário do que se possa imaginar, o container é grande o suficiente até para ter uma cozinha, onde são preparadas as tábuas de frios, tão apreciadas pelos visitantes. 

Mas o La Vigna do Vale dos Vinhedos não resume ao Empório em si. Logo ao lado está a loja da Devorata Tufas Artesanais e em frente há uma gramado convidativo com paletes e futons, perfeitos para um happy hour. A propósito, é no happy hour aqui é bastante animado e tem uma luz linda para fotos. E mais um dica: o La Vigna fica a minutos do Moinho Graciema das cervejas artesanais, a 1,5km ou 2 minutos e carro. 

Hoje quem está na loja e recebe os visitantes são os irmãos Mateus e o Lucas. São eles que fazem questão de mostrar os produtos selecionados, dar sugestões de harmonizações dos vinhos, queijos e charcutaria (salames, copa, etc), e ainda instruem sobre as degustações sazonais que acontecem na loja, além da degustação de queijos e salames, porque ninguém compra sem saber como é, certo?! Quando fomos, era de azeite de oliva Ouro de Sant`ana Novello, um azeite bastante exclusivo, produzido em baixíssima escala.

Durante a nossa visita fizemos questão de provar a famosa tábua de frios do Empório La Vigna, que vem acompanhada do pão caseiro assado no forno a lenha da dona Nedi. A tábua é composta de queijo colonial, queijo brie, queijo fontina, lombo defumado, salame milano, damasco, castanhas, azeitonas e geleias da estação, que quando fomos era de morango e fisális. A tábua inteira custa R$ 106 e serve até 5 pessoas, e a meia tábua custa R$75 e serve até 3 pessoas. E é claro que pedimos um espumante para harmonizar, afinal, é Vale dos Vinhedos. 

CONHEÇA O EMPÓRIO LA VIGNA

  • Endereço: Estrada Vindima, km 16, Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS

  • Telefone: (54) 3459-1159

  • Horário: diariamente das 9:30 às 17:30

  • Site: www.lavigna.com.br

  • Instagram: @lavignabento

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

*Essa visita foi um convite do receptivo Giordani Turismo para conhecer mais da Serra Gaúcha e Vale dos Vinhedos, com um roteiro personalizado com motorista. Conheça maissobre esse receptivo.  

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? TEMOS INSTAGRAM TAMBEM: @BLOGEDUARDOEMONICA

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS