Roteiro em Shanghai no Visto de 72 Horas

Translate here!

Texto: MONICA MORAS        Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Shanghai é uma das cidades beneficiadas pelo Visto de Trânsito de 72h, onde na verdade existe uma isenção de visto, desde que a entrada seja internacional, permanência máxima de 72h com voo já marcado de saída para um destino internacional diferente do primeiro. Veja as regras no post Visto de Trânsito de 72 horas para China.

UPDATE 2017: Aumentou a lista de cidades do visto de 72h e Shanghai agora tem isenção de visto de 144 horas. Veja o post com a lista completa. 

Vista a partir do Bund

Vista a partir do Bund

Até 1842, Shanghai (ou Xangai em português) era apenas pequena vila de pescadores. Mas depois da primeira Guerra do Ópio, a cidade se tornou um importante porto internacional. É por isso que a Shanghai teve muita influência francesa no passado e acelerou o crescimento nos últimos 25 anos depois de abrir as portas para o investimento estrangeiro. Para se ter uma ideia do desenvolvimento acelerado, o edifício mais alto do ano de 1990 tinha 24 andares e hoje o edifício mais alto de 128 andares e já faz parte do Guinness Book.

Moramos em Shanghai por 6 meses, estudando mandarim e trabalhando muito, mesmo com a internet bloqueada. É uma cidade de mais de 30 milhões de habitantes que nunca parada. O ritmo é frenético e a poluição não dá trégua. Por ser uma cidade internacional, turistas costumam ter menos dificuldades de se movimentar.

Pensando que é uma cidade com dimensões gigantescas, dificuldade da língua e muitas atrações, montamos um roteiro por Shanghai passo-a-passo. O dia 1 tem apenas as atrações imperdíveis e servem até para quem tem apenas um dia. O dia 2 tem atrações culturais e artísticas. O dia 3 é livre, mas com várias sugestões do que fazer. Também tem sugestões de restaurantes e vida noturna.

Pronto para o roteiro passo-a-passo? 

Recomendo baixar o app Maps.me e pinar todos os pontos do roteiro. É gratuito, funciona offline igual ao Google maps montando rotas parar seguir. 

Yu Garden

Yu Garden

 

RESUMO DAS 72 HORAS EM XANGAI

 

DIA 1: ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

  • Lujiazui, Shanghai Wordl Financial Center, Avenida Binjiang, Balsa Pública, Yu Yuan Garden, The Bund, Waibandu Bridge, Yuanmingyuan Road, Nanjing Road, People Square, Jing`an Temple, Jing`an Park, Park Place e Garden Terrace, Entorno do Jing`an Temple, As Luzes do Bund a noite, Xintiandi.

DIA 2: WATER TOWN E ARTES

  • Qibao Water Town, Tianzifang, China Art Place, M50 e Undefine M50, Huaihai Road, Tsui Wah.

DIA3: DIA LIVRE

  • Brunch no Baker & Spice da Anfu Lu, escolher atrações extras sugeridas.
Undefine M50

Undefine M50

ROTEIRO DE ATÉ 3 DIAS EM XANGAI

 

DIA 1: ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

*Começando às 9h

LUJIAZUI: O centro financeiro de Shanghai. É onde estão a Jin Mao Tower, o Shanghai World Financial Center e a Oriental Pearl e todos são acessados através de uma passarela acima das avenidas. Tempo: 30 minutos (9:30am)

SHANGHAI WORLD FINANCIAL CENTER: É um dos prédios mais alto de Shanghai. Ele parece um abridor de garrafas e no andar de cima daquele vão, no andar 100, o chão é de vidro para os turistas caminharem. Vale muito a pena subir! Veja aqui o post completoTempo: 1:30 hora (11am)

AVENIDA BINJIANG: Entre Lujiazui e a balsa pública para atravessar o rio Huangpu, existe um espaço de lazer e restaurante nas beira do rio. Vale a pena ir caminhando nesse calçadão parar ter a vista do Bund e todos aqueles prédios em estilo europeu. Tempo: 40 minutos (11:40am)

Shanghai World Financial Center

Shanghai World Financial Center

Yu Garden

Yu Garden

BALSA PÚBLICA: A balsa pública fica na Av. Binjiang com Dongchang Road. Ao invés de pagar pelo tour, vale a pena pegar a balsa, pois o caminho não é em linha reta e você vai descer do outro lado do rio direto no Bund, pertinho do Yu Garden. O preço é o mesmo do metro, mas a experiência é mais divertida e a vista é bem melhor! Tempo: 10 minutos (11:50am)

YU YUAN GARDEN: O Yu Garden é um dos lugares mais bem preservados da cidade. É um jardim chinês e no entorno, na área gratuita, os prédios são todos em estilo tradicional com muito comércio e comidas de rua. Aproveite para almoçar e experimentar o fried baozi, uma massinha redonda recheada de carne, típico de Shanghai. Se tiver coragem, prove os espetinhos de lula. São uma delícia! Tempo: 1:30 horas (13:20pm)

THE BUND: O Bund é um calçadão as margens do rio Hungpu na Zhongshan Road. Todos os prédios são históricos e centenários. A vista dali para Pudong (onde estão os prédios altos) é fascinante de dia e de noite com as luzes. Vá caminhando até chegar na ponte Waibaidu. Tempo: 1 hora (14:20pm)

WAIBAIDU BRIDGE: É a uma ponte de ferro favorita dos noivos para fazer fotos antes do casamento. A vista da ponte e a partir da ponte é muito bonita. Da ponte, ao invés de voltar pelo Bund, volte pela rua paralela, a Yuanmingyuan Rd que está no sentido da Igreja. Tempo: 10 minutos (14:30pm)

The Bund

The Bund

Vista do Bund a partir do calçadão da Av Binjiang

Vista do Bund a partir do calçadão da Av Binjiang

YUANMINGYUAN RD: É uma das ruas mais elegantes de Shanghai e a favorita das pequenas marcas parra fazer editoriais. Nem parece China! É uma rua curta, onde estão restaurantes caros, uma igreja, um teatro e termina atrás do Península Hotel na Beijing Road. Vá caminhando até chegar na Nanjing Road. Tempo: 20 minutos (14:50pm)

NANJING ROAD: É um calçadão imenso (largo e comprido) com vários shoppings e lojas, principalmente as fast fashion, que levam até a People Square. Vá caminhando até a People Square. Tempo: 1 hora - sem compras (15:50pm)

PEOPLE SQUARE: É o final do calçadão e onde começa a área mais a rua com mais hotéis de luxo. Dali pegue o metro (linha 2) ou um taxi para o Jing`an Temple. Tempo: 20 minutos (16:10pm)

JING`AN TEMPLE: É um dos templos mais antigos de Shanghai e tem quase 800 (oitocentos) anos de história. Dentro há um sino imenso e um Buda de Jade muito bonitos. O templo fecha às 17h, por isso você precisa chegar por volta das 16h. Depois do templo, se ainda tiver luz, atravesse a rua e vá até o Jing`an Park. Tempo: 1 hora (17:10pm)

JING`AN PARK: É um pequeno parque com um pequeno lago e um restaurante com vista muito bonito para caminhar. Dali caminhe para o shopping ao lado, passando o Dunking Donuts, o Park Place que tem um jardim no terraço. Tempo: 20 minutos (17:30pm)

PARK PLACE E GARDEN TERRACE: O mais interessante é o Garden Terrace, um jardim aberto e gratuito com uma vista muito bonita do Jing`an Temple. Esse shopping tem algumas lojas de design um andar baixo do Garden Terrace. Aproveite para caminhar nele e no entorno do Jing`an Temple. Tempo: 20 minutos (17:50pm)

ENTORNO DO JING`AN TEMPLE: Dando a volta no Jing`an Temple você vai ver diversas lojas no bairro mais nobre de Shanghai. Caminhando pela Nanjing Road em direção a Chandge Road você vai ver lojas imensas de grife como Miu Miu, Tom Ford, Abercrombie & Fitch, Dolce e Gabanna, etc até chegar no Hotel Ritz- Carlton. No térreo de hotel tem uma hamburgueria maravilhosa, a Beef & Liberty. Pegue um taxi até o Bund para ver as luzes a noite. Tempo: 1:30 horas (19:20pm)

Park Place

Park Place

Waibaidu Bridge

Waibaidu Bridge

AS LUZES DO BUND A NOITE: Volte para o Bund para ver Pudong (os prédios altos) com as luzes acesas. É uma das vistas mais famosas da cidade e vale muito a pena ver e fotografar. Se quiser jantar fora e beber algo, pegue um taxi para o Xintiandi. Tempo: 30 minutos (19:50pm)

XINTIANDI: O Xintiandi fica na Madang Road, tem que ir de taxi. São várias as opções pela cidade, mas como o tempo é curto (72h), o Xintiandi é o melhor lugar para encontrar bons pubs no beer garden atrás do shopping indo pela Madang Road e restaurantes de várias nacionalidade na própria Madang Road. Destaque para o restaurante português! É no Xintiandi que acontece a Shanghai Fashion Week e nos finais de semana tem feirinha de rua só com produtos bons e de qualidade. Tempo: livre

 

DIA 2: WATER TOWN E ARTES

*Começando às 9h

QIBAO WATER TOWN: É a cidade antiga mais próxima de Shanghai. Fica a 1 hora de metro (linha 9) e vale muito a visita, pois é de graça e muito bonita. A arquitetura é muito bonita, as ruelas no entorno da cidade tem várias lojinhas de souvenirs típicos, pequenos restaurantes, muita comida chinesa das boas de rua. Dá para escolher uma casa de chá com vista para o rio e fazer um tour de barco. Aproveite para almoçar por aqui, porque as opções são boas, tradicionais e baratas.  Veja o post completo de Qibao. Pegue o metro (linha 9) para o Tianzifang. Tempo: 4 horas - com ida e volta  (13pm)

TIANZIFANG: É um labirinto de galerias de arte, de fotografia, de moda vintage, lojinhas de produtos criativos, pubs, pequenos restaurantes, etc. A estação é a Dapuqiao (linha 9). Dali vá de metro para o China Art Place. Tempo: 1 hora (14pm)

CHINA ART PLACE: É um dos maiores museus da Asia, o museu vermelho, e fica ao lado da Mercedes-Benz Arena. Lá estão várias galerias com o melhor da história da China. Vale a visita! Volte de metro até a estação Qufu Road e pegue um taxi para o M50. Tempo: 2 horas (16pm)

China Art Place

China Art Place

Qibao

Qibao

M50 E UNDEFINE M50: O M50 é o Distrito de Arte de Shanghai. Um espaço com várias galerias de arte, espaços para workshops, cafeterias com espaço para exposições e eventos, com destaque para o Undefine M50 (fecha às 18h). É o segundo maior espaço de arte da china, perdendo apenas para o 798 Art District de Pequim. Veja o post completo do M50. Fica na Moganshan Road, perto da estação JIangning (linha 13). Pegue o taxi para o K11 da Huaihai Road. Tempo: 2 horas (18pm)

HUAIHAI ROAD: Essa avenida é como a 5 Avenida de Nova York. Aqui estão os melhores shoppings, como o K11 e o IAPM e as melhores lojas da cidade, incluindo as lojas conceito de algumas marcas, como a Muji e a Miniso, uma loja de-tudo-um-pouco de qualidade e bem baratinha. É o melhor lugar para comprar cabos, meias, nécessaires, cremes, pijama, mochila, ou qualquer coisa que você esteja precisando e não está com vontade de gastar. Fica na diagonal da Uniqlo. Caminhe do K11 até o IAPM. Do IAMP caminhe mais um pouco, cerca de 7 minutos, até o restaurante Tsui Wah. Tempo: Livre

TSUI WAH: Esse restaurante oferece o melhor da culinária cantonesa, asiática e algumas opções ocidentais. Tem comida chinesa, cantonesa, tailandesa, indonésia e por preços muito baratos! Fica na Fumin Road, entre a Changle Road e a Donghu Road.  Fica aberto até às 3am. Tempo: Livre

shanghai china eduardo e monica

 

DIA 3: LIVRE

BRUNCH NA BAKER & SPICE DA ANFU LU: A rua Anfu é a melhor rua para cafés e lojas de decoração (detalhes) da Concessão Francesa. A Baker & Spice é um dos lugares mais disputados, pois oferece padaria artesanal e um cardápio maravilhoso e super variado. Nessa rua você vê também as casas tradicionais da época que os franceses estavam por lá. A parte mais levar da Anfu Lu fica entre a Wulumuqi Lu e a Wukang Lu. Tempo: Livre

E DEPOIS...

 

7 ATRAÇÕES SUGERIDAS EM SHANGHAI (SE SOBRAR TEMPO)

1. HIMALAIA’S MUSEUM: É um museu pequeno na verdade, mas a estrutura toda imita uma geleira e vale a visita. Fica na estação Huamu Road (linha 7). Veja o post completo.

2. ZHUJIAJIAO WATER TOWN: que está bem mais preservada do que Qibao no sentido de parecer bem mais centenária e não ficar tão lotada no final de semana. Só que chegar lá exige um pouco mais de planejamento e um ônibus de uma hora (se for o direto) saindo do Shanghai Concert Hall. Vale a pena!  Veja o post completo.

3. ORIENTAL PEARL: A torre Oriental Pearl custa o mesmo valor do Shanghai Financial Center, também tem chão de vidro, mas a vista é mais baixa. Estação Lujiazui (linha 2)

4. JING`AN SCULPTURE PARK E MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL: É um parque verde, grande com muitas estátuas de animais em diversos tipos de materiais. É um dos lugares favoritos dos locais parar levar crianças no final de semana. Estação West Nanjing (linha 2).

5. DISNEY SHANGHAI: Dispensa apresentações. Fica na estação Disney (linha 11).

6. FAKE MARKET (XIANGYANG): O mais famoso fechou recentemente, o melhor que sobrou foi o que fica no subsolo da estação Shanghai Science and Technology Museum (linha 2). 

7. POWER STATION OF ART: É um museu incrível! Fica numa região onde aconteceu uma feira e os prédios foram abandonados. Não apenas as exposições são interessantes, mas a arquiteta em si. Nas segundas a entrada é gratuita. Fica na estação Xizang South Road (linha 8 e 4)

Himalaia`s Museum

Himalaia`s Museum

 

9 OPÇÕES DE JANTAR E FESTA EM XANGAI

1. LIQUID LAUDRY: É um restaurante /pub bem interessante de visitar pelo ambiente de expats. Fica no KWah Centre, 1028, atrás do IAPM.

2. BAR ROUGE: É club mais famoso de Shanghai. Todo em estilo francês, é chic e tem um terraço com vista pro Bund.

3. ZAPATA`S: É um bar mexicano com festa. Os preços são populares e na quarta feira tem Lady`s Night. Fica na frente da Shanghai Brewery.

4. SHANGHAI BREWERY: É uma cervejaria que só serve pint. Os preços são pagáveis, o clima é bem internacional e as opções de cerveja são muito boas. Fica na frente do Zapata`s.

5. M ON THE BUND: Caro, mas com o melhor da comida ocidental.

6. COCONUT PARADISE: É uma villa em estilo francês-de-Shanghai, com um jardim lindo e oferece o melhor da culinária tailandesa.

7. BISTRO BURGUER: Os hambúrgueres melhores e mais baratos de Shanghai.

8. BEEF & LIBERTY: É uma hamburgueria muito boa, mas meio carinha. Fica na Najing Road, no térreo do Ritz-Carlton. Na segunda eles costumam fazer promoção.

9. CRYSTAL JADE: Se você quer investir comendo o que do melhor a comida chinesa (de todas as províncias) pode oferecer, esse é o lugar. Fica no beer Garden do Xintiandi. No horário do almoço só se escuta gente falando de negócios.  É bem caro!

BÔNUS: Qualquer barraquinha de rua: a noite tem muitas carrocinhas de comida de rua. Escolha uma e se divirta!

Luzes de Pudong a partirdo Bund

Luzes de Pudong a partirdo Bund

10. NEGOCIOS EM SHANGHAI E NA CHINA

O site Destino China tem informações completas para quem quer fazer negócios com a China, apenas compras ou precisa de ajuda em feiras, por exemplo. O atendimento é em português do Brasil. 

Veja mais posts da CHINA.

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS