7 Dicas Importantes para Saber Antes da sua Primeira Viagem Sozinho

Texto:MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduvieroMONICA MORAS  

Planejar a primeira viagem é uma mistura de sentimentos: euforia, ansiedade, medo e felicidade sem tamanho. É claro que você está planejando tudo, pensando em cada detalhe do roteiro, escolhendo onde ficar, onde ir, vendo valores... Mas existem algumas outras coisas que só viajando a gente aprende. Coisa implícitas, que vão muito além de programar dois alarmes no celular no dia de pegar voo. E foi por isso que eu fiz essa lista com dicas importantes para saber antes da sua primeira viagem sozinha. 

1. CONFIE NO SEUS INSTINTOS

Na verdade viajar é prestar mais atenção nos seus instintos, é escutar aquela vozinha que vem lá do fundo da cabeça. Se você acha que algo não está certo, ou você se sente desconfortável com alguma situação ou lugar, saia dali. 

No meu caso, raramente meus instintos falham. Eu aprendi a confiar nas pessoas durante a viagem, mas quando toca o sininho do alerta, já sei que é hora de agir instintivamente e fugir da situação (ou da pessoa, ou do lugar). 

2. GUARDE SEU DINHEIRO EM LUGARES SEPARADOS

Faça isso por dois motivos principais: no caso de roubo ou furto, você não fica sem nada; no caso de emergência, você tem mais dinheiro. Minha mãe sempre disse que é melhor sobrar d que faltar, por isso mesmo fazendo viagens baratas, eu calculo gastar sempre a mais. 

Por segurança, guarde um pouco de dinheiro da moeda local na sua carteira, só para o uso do dia mesmo. O resto do dinheiro na moeda local guarde na doleira junto com seu passaporte e pelo menos metade dos seus dólares/ euros. O resto dos dólares / euros, guarde bem escondido dentro da bolsa que fica no cofre do hotel. E quando eu falo escondido é:

  • dentro do livro que está misturados com papeis numa pasta

  • dentro de uma meia, que fica fechada junto com outras numa sacola plástica

  • numa caixinha de remédio que você consegue abrir e colar de novo como se ela fosse nova

  • para as meninas, no fundo da caixinha dos absorventes com eles por cima

Opções não faltam! E quando eu falo para emergências, é aquele visto que só pode pagar em dólar, aquela última notinha de 100 euros que pagou o taxi até o aeroporto na madrugada, aquele dinheiro que estava lá escondido para não ser usado, mas você não teve escolha, e ainda era melhor do que usar cartão de crédito.  

3. SEJA GENTIL E SORRIA

Gentileza gera gentileza, já dizia o muro. Seja a pessoa com quem você gostaria de interagir. Sorria sempre que possível, e eu digo isso, porque em muitos países uma mulher sorrir pode gerar confusão cultural. O sorriso e a gentileza abrem muitas portas, quebram o gelo do primeiro contato e ajudam bastante quando a comunicação não está sendo clara. 

Pode parecer bobo, mas foi sendo paciente com situações exaustivas, mantendo o controle emocional para ser gentil mesmo quando eu estava em desacordo com algo, e sorrindo sempre para as pessoas com quem eu interagia, que me ajudou a viajar mais tranquila, aprender coisas locais, trocar ideias com as pessoas. 

4. ESCOLHA UM SEGURO VIAGEM ABRANGENTE

Não economize no Seguro Viagem. Escolha o mais abrangente possível, que cubra atividades esportivas, emergência dentária, visita médica no hotel, seguro em caso de perda de bagagem ou atraso de voo, entre outras coisas. Atenção também no valor mínimo da apólice para a Europa, que é de 30mil euros, e fique ligado, porque nos estados unidos até um curativo na enfermaria pode custar uma fortuna. 

Um Seguro Viagem bem escolhido faz toda a diferença. Eu já precisei e não tinha, e foi péssimo. Por isso não cometa o meu erro e seja prevenido. Ensinei a escolher Seguro Viagem aqui, e se você não sabe se consegue escolher sozinho, quando for preencher os dados na pesquisa, coloque o seu telefone, que alguém vai ligar para tirar dúvida e deixar um whatsapp a disposição também para tirar dúvidas e entra em contato durante a viagem em caso de problemas. 

5. FAÇA AMIZADES

Eu sei que você está planejando a viagem para ser uma viagem solo, porém nada impede de fazer amizades para dividir transporte, passeios, ter companhia para ir num bar, ter alguém para ajudar a fazer as suas fotos ou uma dupla para ficar ao seu lado na viagem de ônibus. Fazer amizade não implica em viajar com a pessoa, mas pode sim ser divertido dividir um tempo com outras pessoas. 

As amigas do hotel fizeram festinha surpresa de aniversário pra mim

Leia também:

6. VIAJE LEVE

Viajar sozinho já é um desafio. Agora viajar com uma mochila pesada ou arrastando uma mala gigante é uma tortura. Cada 5 minutos sob o sol escaldante, chuva torrencial ou subindo aquela escada que não tem fim vai te fazer lembrar de viajar leve. Vai lembrar também na hora de pegar aquela blusa lá no meio da mochila ou de abrir a mala no quarto minúsculo do hostel. 

Não digo nem pra viajar só com a bagagem de mão (o que seria o ideal), mas de viajar com uma mochila / mala fácil de carregar nos braços, de levantar sem ajuda. No final da viagem você vai ver que mesmo levando pouca coisa, vai ter pecas de roupa que você nem vai ter usado. Imagina se levar um montão. No artigo Dicas da Mala: Como Estar Bem Arrumada o Dia Todo Durante a Viagem eu explico sobre a mala feminina. No artigo O Que Levo na Mala de Viagem, por Eduardo o Eduardo mostra a mala dele.

7. VIVA A VIAGEM

Nem tudo vai dar certo, nem todas as pessoas serão legais, nem todos os lugares serão bonitos e nem sempre o tempo vai colaborar com o roteiro. Mas apesar dos imprevistos, viva a viagem. Não deixe de se divertir por causa deles, porque quando você voltar para casa, eles vão ser as histórias que você vai rir contando. Mesmo nos lugares mais chatos, preste atenção nas coisas, nas histórias, observe as pessoas. A gente sempre volta diferente de uma viagem e tudo é aprendizado, até o que não dá certo. 

Essas dicas para antes de viajar sozinho certamente vão ajudar a minimizar um pouco a ansiedade da viagem e fazer você aproveitar melhor o seu tempo. Mas agora me conta aqui embaixo nos comentários: para onde você planejando ir?

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. 

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE PLANEJAMENTO 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS