12 Razões Porque Viajar te Torna uma Pessoa Melhor

Texto: EDUARDO VIERO   Fotos: MONICA MORAS

Viajar sempre fez parte da minha vida. Meu pai era jogador de futebol e por essa razão já morei em várias cidades pelo Brasil a fora.

Quando eu tinha 18 anos resolvi começar a viajar sozinho e desde então nunca mais parei. Hoje com 35 anos já conheço mais de 50 países no mundo e incontáveis números de cidades mundo a fora. Já falei isso no post Larguei Tudo 3 Vezes: Por Viagem e Fotografia.

Viajar e conhecer pessoas me fez crescer diferente e enxergar o mundo de outra forma. Não importa se sua viajem é para um lugar do outro lado do mundo, ou se você vai visitar seus pais em sua cidade natal. Para mim tudo é viajem e tudo é sempre uma experiência nova e desafiadora.

VIAJAR TE TORNA UMA PESSOA MELHOR PORQUE TE TORNA...

1 - ...mais sociável

Quando estamos viajando, precisamos interagir com outras pessoas para que nossa viagem se torne mais fácil e interessante. Se estamos viajando com um orçamento baixo, geralmente procuramos lugares para nos hospedarmos de valor mais baixo, e os hostels são esses lugares. Em hostel, por exemplo, você vai conhecer pessoas que estão fazendo praticamente a mesma coisa que você, e com isso você começa trocar ideias e experiências com todos. Você vai se tornando mais social ao fazer isso, vai aprendendo como fazer.

2 - ...melhor na arte de conversar

Por você estar na estrada, irá encontrar muitas pessoas pelo caminho, vai precisar se comunicar mais e isso será inevitável. Com o passar do tempo, você saberá como conversar de forma mais clara e objetiva com as pessoas. Por você estar viajando, as pessoas se tornarão mais interessadas em saber sua história e suas experiências. Com isso você vai aos poucos se tornando mais confiante.

3 - ...mais confiante

Você já está viajando sozinho e tudo está dando certo. Você vai se tornando mais confiante, pois está fazendo coisas que não é do seu dia a dia. Você está resolvendo problemas que não são do cotidiano e já saiu de sua zona de conforto. Esse sentimento de que o mundo é seu começa se tornar mais forte. Mas não esqueça de sempre ser humilde e não se achar superior que ninguém.

4 - ...mais humilde

Acho que essa é uma das razões que mais admiro, humildade. Não importa se você qual seu status profissional, ser humilde é um presente que nos damos e que não tem valor. Nunca querer tirar vantagem ou se achar super que alguém, pode ter certeza que irá abrir muitas portas no futuro. Conversar de igual pra igual com outra pessoa é admirável.

5 - ...mais adaptável

Com o passar do tempo, se adaptar as mudanças e percalços é algo que se torna natural, e quando você percebe que está num lugar remoto, almoçando em um restaurante pequenininho, nas esquina sentado num banquinho com o prato na mão. Você vai perceber que tudo é questão de adaptação e isso não faz mal para ninguém. Isso só faz você começar a fazer parte de outra cultura ou região.

6 - ...mais aventureiro

Cada viagem que você faz, você vai querendo fazer mais e mais. Você começa fazer coisas que não costumava e isso vai te dando mais confiança de se aventurar em coisas que você não costumava fazer antes. Caminhar por 6 horas para escalar o Fitz Roy na Argentina já é uma aventura e tanto, mas para alguns o simples fato de pegar um avião sozinho já é uma aventura sem precedentes. O importante é desafiar seus medos e fazer coisas novas. Para entender isso melhor, veja o post Como Você Se Vê Daqui 5 Anos?

motivos pra viajar pessoa melhor

7 - ...mais esperto

Quando saímos de nossa zona de conforto, nosso cérebro trabalha de forma diferente. É como se você estivesse em um ambiente hostil, onde você tem que estar sempre atento a tudo e a todas as mudanças. Com isso você vai se tornando mais esperto e ligado a tudo que está acontecendo ao seu redor.

8 - ...mais feliz

A felicidade é relativa, por isso viajar faz com que você descubra a felicidade de várias formas. Muitas delas estão nas pequenas conquistas ou gestos de outras pessoas que te fazem feliz por aquilo. Na minha opinião a felicidade está nessas pequenas coisas e gestos das pessoas. Chegar na casa de seus pais e receber o abraço deles e saber que chegou bem é uma felicidade enorme. Não só para você quanto para eles.

9 - ...menos materialista

Com tempo você vai percebendo que muitas coisas que temos não fazem a menor falta. Quando estamos na estrada, precisamos do essencial para continuar realizando nossa missão ou objetivo. É muito importante termos algumas prioridades em mente, como por exemplo quantas camisetas são necessárias passar 7 dias viajando, por exemplo. Prioridades são coisas que vão nos moldando e nos ajudando a sermos diferentes em nossas escolhas. Você vai perceber que no final você não precisa de muito para ser feliz. Isso vai fazer você se sentir mais leve. A Mônica falou disso no post Como Eu Me Libertei Do Meu Guarda-Roupa

10 - ...mais pró-ativo

Não tenho dúvida que te tornará uma pessoa mais pró-ativa. Ajudar o próximo vai ser natural e realizar tarefas que antigamente pareciam chatas ou cansativas serão normal e natural. Arrumar sua cama pela manhã será sua primeira tarefa cumprida, e depois dela, tudo vai acontecendo de forma natural.

11 - ...mais independente

Quando estamos em nossa zona de conforto parece que tudo é automático e as coisas vão acontecendo por si, porque outras pessoas estão fazendo muitas vezes o seu trabalho. E aos poucos você começa a ser dependente delas e isso não é muito bom. O ideal seja que você tenha sempre o controle de suas tarefas e ações, e que não deixe que outros tomem decisões por você. Quando se está viajando você percebe que pode fazer por você mesmo, é como se fosse um tipo de instinto de sobrevivência.

12 - ...mais ouvinte

Acho que é uma das melhores razões para viajar é conhecer pessoas. Com o tempo você começa a escutar melhor os outros, entender suas ideias, seus problemas e aflições. Escutar as pessoas é uma dádiva que não é tão fácil de se ter. É algo que leva tempo para aprender e que quando dominamos esse assunto, você será uma pessoas ainda melhor.

Espero que esses 12 motivos para viajar que falei agora, te estimule a fazer algo diferente como viajar por aí, conhecer lugares e pessoas.

 
 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS