Garibaldi Vintage: A Festa de Época da Serra Gaúcha

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Todos os anos, duas vezes ao ano, acontece o Garibaldi Vintage, uma festa para celebrar os bons e velhos tempos das décadas de 1920 até 1960. É quando a noite cai que a rua Buarque de Macedo ganha mais vida com o melhor da gastronomia local, música de época cantada ao vivo das sacadas dos prédios históricos, pessoas se vestem como nas décadas passadas, carros antigos tomam conta das ruas no entorno da festa e, é claro, tem muito espumante, vinho e cerveja para celebrar. 

COMO É O GARIBALDI VINTAGE

O Garibaldi Vintage é uma festa da cidade, algo que até pouco tempo atrás era como uma festa de bairro, e hoje já atrai multidões. Mas apesar da quantidade de gente, não vi ninguém incomodando, sendo inconveniente, causando confusão. Bem pelo contrário, já que havia muitas famílias com crianças, jovens dançando e terceira idade animadíssima. Essa é a vantagem de ser uma cidade pequena, onde as pessoas têm esse senso de respeito e organização.  

Garibaldi é uma cidade pequena, a aproximadamente 100km de Porto Alegre, e logo ao lado de Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos em si. É conhecida com a Capital Brasileira do Espumante e também um importante destino do Enoturismo do Brasil. 

A cidade foi colonizada por imigrantes italianos, e ao contrários das vizinhas, teve leis que a mantiveram com a charme de cidade pequena e também preservaram e restauraram os lugares históricos, como a rua Buarque de Macedo, onde acontece o Garibaldi Vintage. São dezenas de casas históricas e tudo ganha mais charme na noite do festival com os cantores vestidos de época, bandas tocando instrumentos de sopro, tudo ao vivo, de dentro dessas casas históricas. Nesse ano, a música foi principalmente por conta de Edu Seggabi. 

Inclusive, reserve um pouco mais de tempo durante o dia, antes ou depois da festa, para passear na rua Buarque de Macedo. Seja de Tim Tim, o caminhão restaurando que anda pela cidade num city tour animado (veja como é aqui) ou ainda a pé percorrendo o roteiro Passadas – A Arquitetura do Olhar, cujo folder com mapinha é distribuído gratuitamente em hotéis e na Secretaria de Turismo. Indiferente da sua opção, em ambos os casos você vai conhecer melhor a história de cada uma das mais de 30 casas históricas restauradas da rua. 

E na 11º Edição que aconteceu em 22 de março de 2019, ainda foram apresentadas as Soberanas da Fenachamp– Festa do Espumante Brasileiro,  a Rainha Aline Bortolini, Princesas Rafaela Cappelari e Tainara Correa, com os seus trajes e os detalhes pensados para representar a história. Todos foram pensados e confeccionados por Camila Paludo Atelier com alusão às princesas da Disney na era medieval, usando cetim duchese, crepe pascale, renda soutache, musseline, bordados em pedras preciosas em tons de espumante. 

Mas é claro que um festa dessas é um tentação gastronômica! São várias barraquinhas de restaurantes, osterias, cozinha de hotéis, vinícolas e cervejarias locais. Ali você conhece as pessoas por trás das delícias que são servidas na cidade. Tem desde a sopa de capeleti, o tradicional choripan da cidade, massa caseiras com molhos especiais e o hambúrgueres com preços de no máximo R$30 reais. Teve doces também, com grostoli, trufas, brownies, sorvetes e outras delícias. Nas barraquinhas de bebidas, as pint de cervejas artesanais e taças de espumante custam R$ 10 reais. Você sempre leva o copo / taça para casa. Também tem a opção de comprar a garrafa de espumante que vem numa sacolinha com gelo. Leve dinheiro, pois nem todos os lugares aceitam cartões. 

Se você ainda tem dúvida se vale ou não a pena ir no Garibaldi Vintage, eu digo que vale sim. Vale muito! Além do festival ser gratuito, é muito divertido poder se vestir como antigamente, escutar música boa e ter a oportunidade de comer muito bem tudo num lugar só. E no dia seguinte ainda combinar com um passeios pela cidade ou pelas vinícolas da região. 

Com a Cleo e o Beto do @inspireeattive e a Fernanda e o Mauricio do @instaconhecendoomundo

Com a Cleo e o Beto do @inspireeattive e a Fernanda e o Mauricio do @instaconhecendoomundo

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

*Esse passeio fez parte da Press Trip durante o Garibaldi Vintage, para a qual fomos convidados pela Secretaria de Turismo de Garibaldi. 

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul! 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS